Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Ozempic reduz risco de morte em 24% para pessoas com diabetes

Pesquisadores afirmam que a semaglutida apresentou resultados significativos, entre eles o atraso na falência renal.
Ozempic reduz risco de morte em 24% para pessoas com diabetes
Foto: Divulgação

Pesquisadores da Novo Nordisk, fabricante do medicamento Ozempic, anunciaram nesta terça-feira (5/2) que a caneta usada para a perda de peso também pode atrasar a progressão da doença renal crônica em pacientes com diabetes. De maneira geral, o uso da semaglutida garantiu uma redução de 24% do risco de morte por eventos cardíacos e/ou falência renal.

Leia: Brasil almeja produzir 70% dos medicamentos e vacinas

A descoberta veio de um estudo duplo-cego de fase 3 iniciado em 2019. A pesquisa envolveu 3.533 pacientes com diabetes tipo 2 e doença renal crônica moderada a grave. Os pesquisadores compararam o uso semanal da semaglutida injetável de 1 miligrama com um placebo, ambos em combinação com o tratamento padrão para insuficiência renal.

Tratamento com Ozempic

Além de retardar a progressão da doença renal, a semaglutida reduziu o risco de morte cardiovascular e renal em 24%, em comparação ao placebo. A diabetes é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares como infartos, acidentes vasculares cerebrais (AVC) e entupimentos das artérias, especialmente das pernas e pés, além de formação de aneurismas.

“O ensaio atingiu seu objetivo primário ao demonstrar uma redução estatisticamente significativa na progressão da doença renal, eventos cardiovasculares adversos maiores (ECAM) e morte de 24%”, afirmou a farmacêutica em comunicado.

Doença renal crônica

Estima-se que quatro em cada dez pessoas com diabetes tipo 2 tenham doença renal crônica. A condição silenciosa causa a perda lenta, progressiva e irreversível da capacidade dos rins de filtrar o sangue para a eliminação de substâncias prejudiciais à saúde.

Leia também: Anvisa alerta sobre falsificação dos medicamentos Tysabri e Ozempic

Em muitos casos, o paciente pode não apresentar sinais claros da doença até que esteja em um estágio avançado de comprometimento da função renal.

Os principais fatores de risco são diagnóstico de diabetes mellitus, hipertensão, má-formação do sistema urinário, infecções urinárias recorrentes, obesidade e cálculos renais.

A Novo Nordisk informou que planeja apresentar um pedido aos reguladores dos Estados Unidos e da União Europeia para fazer mudanças no rótulo do Ozempic ainda este ano, ampliando sua indicação de uso.

Fonte: Metrópoles

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.