Pular para o conteúdo

Notícias


icone de categorias Notícias icone de data de publicação 29 de novembro de 2012.

Parceria entre Governo do Rio e Pfizer fomenta pesquisa no País

COMPARTILHE:

Objetivo é colaboração no processo de implantação de um centro de pesquisas em neurociências.
O governador Sérgio Cabral aprovou acordo de cooperação científica e tecnológica para desenvolvimento de pesquisas no Brasil firmado entre o Instituto Vital Brazil e Pfizer, no Rio de Janeiro. A finalidade da parceria é colaborar no processo de implantação do Centro de Inovação Tecnológica em Saúde (Sautec) da Secretaria de Estado de Saúde, com ação no campo das neurociências, do mapeamento cerebral, de pesquisas neuromusculares e neurociências aplicadas ao esforço e à fisiologia do exercício.
O Instituto Vital Brazil é responsável pelo desenvolvimento do plano executivo do Sautec, que abrigará uma moderna estrutura para desenvolvimento de técnicas e tecnologias, além de um centro de simulação virtual para capacitação nestas técnicas. Entre as áreas prioritárias estabelecidas inicialmente pelo Sautec estão neurociência, medicina esportiva e terapia celular (ou medicina regenerativa). Este Centro de Inovação integra os esforços da política industrial do Rio de Janeiro coordenados pelo Grupo Executivo do Complexo Industrial das Ciências da Vida (Geciv) e capitaneados pelas Secretarias de Estado de Saúde, de Desenvolvimento Econômico, de Agricultura e de Ciência e Tecnologia para fomentar a base biotecnológica no Estado.
“A ideia é que o Sautec seja colocado à disposição das quatro universidades federais e das quatro estaduais instaladas no Rio de Janeiro para utilizarem o Centro no desenvolvimento de suas pesquisas. As sociedades médico-científicas também localizadas no Rio de Janeiro poderão acionar o Centro para compor estudos multicêntricos de cooperação internacional. Essa troca de conhecimento com a Pfizer é primordial para que os avanços em ciência ocorram no Brasil”, comenta Antônio Werneck, presidente do Instituto Vital Brazil.
Na prática, a Pfizer poderá contribuir com a implementação conjunta do Plano Diretor do Sautec; análise do mérito científico dos projetos de pesquisas; implementação de programas de pesquisa e definição de estratégias de pesquisa; identificação de possíveis parcerias com universidades do exterior, integração de tecnologias no estado da arte / ciclo de descoberta e elucidação dos mecanismos de novas moléculas; integração de plataformas tecnológicas de última geração; elaboração de documentos, entre outros.
“Parcerias estratégicas como esta fazem parte de um plano global da Pfizer na área de P&D, que visa ampliar as pesquisas em países chaves – como é o caso do Brasil, e, por consequência, gerar novas moléculas ou terapias celulares que possam ser co-desenvolvidas no portfólio da companhia de maneira mais eficiente e rápida, por meio de inovação e parcerias”, explica Victor Mezei, presidente da Pfizer Brasil. A companhia poderá colaborar com investimento intelectual e técnico.
Para a Dra. Gabriela Cezar, diretora sênior de P&D, Inovação e Parcerias Estratégicas de Pesquisa da Pfizer para o Brasil e América Latina, “esta parceria com o Sautec é uma ação pioneira e fundamental para a P&D da Pfizer no Brasil. Vamos acelerar o desenvolvimento de projetos científicos de alto mérito para o beneficio futuro de pacientes nas referidas especialidades médicas", comenta.
Fonte: Fator Brasil

VER MAIS SOBRE: arquivo


Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.