Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Pequenos e médios varejos buscam parcerias para concorrer com grandes redes

Febrafar explica benefícios do associativismo para pequenos e médios negócios
Foto: freepik

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

Dados de alguns setores do varejo – como o farmacêutico – demonstram o impacto positivo que o associativismo tem para os empresários independentes que buscam o modelo de gestão.

No varejo farmacêutico, por exemplo, as lojas associadas à Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar) apresentaram um crescimento de 19,6% no acumulado dos últimos 12 meses finalizado em setembro, em comparação com o mesmo período do ano anterior. O mercado farma total cresceu 15,30% no período. Os dados são da IQVIA.

O que é associativismo?

É uma metodologia aplicável em empresas de qualquer segmento, desde que utilizem a mesma matéria-prima, comercializem os mesmos produtos ou prestem o mesmo serviço. É necessário um grupo mínimo de empresas para suportar os custos de implantação e de manutenção de uma central de negócios, marketing e serviços.

“De maneira geral, empresas sozinhas não conseguem enfrentar a concorrência das grandes corporações. Por isso, o associativismo surge para fortalecer os pequenos e médios negócios, tornando-os competitivos, a fim de elevar o padrão de qualidade de seus produtos e serviços, minimizando custos e possibilitando seu acesso a novos mercados consumidores”, comenta Edison Tamascia, presidente da Febrafar.

Vantagens do associativismo

Algumas das outras vantagens do associativismo são a união, o aculturamento, a compra conjunta, a fixação da marca, a capacitação de pessoal, a lucratividade, as parcerias, o conceito de loja e o crescimento de competitividade.

Veja também: Gestão da farmácia em 3 passos: o essencial para otimizar o negócio

Fonte: Revista da Farmácia

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.