fbpx
Pular para o conteúdo

Notícias


icone de categorias Notícias icone de data de publicação 23 de novembro de 2009.

Pesquisa Amcham revela leve queda no desempenho da Anvisa

COMPARTILHE:

Guia da Farmácia

A Câmara Americana de Comércio (Amcham) realiza, desde 2005, pesquisas com o setor regulado a respeito da atuação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), onde são avaliadas suas atividades, levando em conta as diversas indústrias sob sua regulação: medicamentos, alimentos, saneantes, insumos farmacêuticos, cosméticos e produtos para a saúde. No relatório, são apresentadas informações segmentadas por porte das empresas colaboradoras.

Após uma grande evolução em 2008, o relatório 2009 demonstra uma queda no desempenho dos serviços, especialmente no que se refere ao prazo para a emissão de autorizações, certificados e registros de produtos sem os quais as empresas não podem operar ou colocar produtos no mercado brasileiro.

Vale mencionar que a demora nos processos não decorre necessariamente da atividade de análise técnica realizada nestes, mas mais marcantemente dos trâmites burocráticos anteriores e posteriores a estas análises, como por exemplo, o encaminhamento para os setores técnicos após protocolo dos pedidos ou para publicação das respectivas decisões.

Outros pontos que necessitam de melhora são: a comunicação com o setor regulado em relação ao andamento de suas solicitações, a análise das sugestões do setor regulado nos processos de consultas públicas, a falta de alinhamento entre os técnicos, gerências e diretorias da agência e as dificuldades enfrentadas pelas empresas na atuação da Anvisa nos portos, aeroportos e fronteiras.

Na análise do setor pesquisado, a despeito dos méritos da Anvisa, os problemas decorrem do contingenciamento de verbas que impede que a agência reinvista os valores recebidos de taxas na prestação de seus serviços, inclusive como determina a Constituição Federal, do aumento significativo e constante do escopo de suas atividades sem a devida preparação do setor regulado, da própria agência e das vigilâncias sanitárias locais, algumas vezes até em afronta a legalidade, e de dificuldades de gerenciamento da instituição.

Como contribuição, além do relatório, a Amcham vem trabalhando com o presidente da agência, Dirceu Raposo, para apontar os desafios e propor melhorias como, por exemplo, a avaliação de impacto regulatório das novas Resoluções da Anvisa e a utilização de índices de desempenho de processos típicos da iniciativa privada como Processos decididos x Processos entrados, estoque de processos não decididos, número de processos por servidor por gerência, e média, moda e análise de pior caso de tempo de processo descontadas as fases dependentes de terceiros.

Para ter acesso à pesquisa na íntegra, acesse o link:

http://www.amcham.com.br/comites/comite2004-08-18c_anvisa2009.pdf


VER MAIS SOBRE: arquivo


Logotipo Ascoferj

INFORMA

A Ascoferj informa que está trabalhando de forma semipresencial como medida de segurança contra a Covid-19.

Segundas, quartas e sextas: atendimento presencial na sede de 8h às 17h.

Terças e quintas: atendimento remoto de 8h às 17h.

Telefones de todos os setores para contato:

– Financeiro – (21) 98272-2882
– Jurídico – (21) 98097-0092
– Regulatório – (21) 98272-2852
– Comunicação – (21) 98272-2867
– DAC/Cursos – (21) 98399-0146
– Central de Negócios – (21) 98293-1816
– Comercial – (21) 98097-0099
– Relacionamento – (21) 98145-2036

Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.