[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, encomendada pela AbbVie em outubro de 2021, mostra que metade da população brasileira com 16 anos ou mais afirma ter alguma dificuldade para enxergar. A maioria (58%) não tem o hábito de se consultar anualmente com oftalmologista e 10% afirmam ter diabetes, principal causa da cegueira evitável.
Aproximadamente 95% das pessoas que visitam um oftalmologista realizam apenas o “teste de letrinha” para medir grau de correção visual. Outros exames, como mapeamento de retina, são realizados por quatro em cada dez pacientes e 5% dos que se consultam não realizam nenhum teste.
“A exemplo do diabetes, a retinopatia e o edema macular diabéticos são doenças silenciosas. O paciente deve fazer exames oftalmológicos regulares e procurar um especialista em retina caso tenha o diagnóstico de diabetes. Ao enxergar imagens deformadas ou apresentar sensibilidade à luz, bem como ao contraste, e alterações no campo de visão, a retinopatia já está afetando o olho do paciente”, afirma Mauricio Maia, presidente da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que cerca de 146 milhões de pessoas têm algum grau de retinopatia diabética no mundo – aproximadamente 90% desses casos de cegueira poderiam ser evitados realizando o controle periódico no oftalmologista. Mais informações sobre saúde ocular e doenças da retina podem ser encontradas no site.
Veja também: TheraSkin tem programa de conscientização sobre efeitos do tratamento do câncer
Fonte: Revista da Farmácia