Pesquisa da AbbVie e Datafolha mostra que metade dos brasileiros têm dificuldade de visão

Pesquisa da AbbVie mostra que brasileiros têm problema de visão
Foto: freepik
Pesquisa da AbbVie mostra que brasileiros têm problema de visão
Foto: freepik

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, encomendada pela AbbVie em outubro de 2021, mostra que metade da população brasileira com 16 anos ou mais afirma ter alguma dificuldade para enxergar. A maioria (58%) não tem o hábito de se consultar anualmente com oftalmologista e 10% afirmam ter diabetes, principal causa da cegueira evitável.

Aproximadamente 95% das pessoas que visitam um oftalmologista realizam apenas o “teste de letrinha” para medir grau de correção visual. Outros exames, como mapeamento de retina, são realizados por quatro em cada dez pacientes e 5% dos que se consultam não realizam nenhum teste.

“A exemplo do diabetes, a retinopatia e o edema macular diabéticos são doenças silenciosas. O paciente deve fazer exames oftalmológicos regulares e procurar um especialista em retina caso tenha o diagnóstico de diabetes. Ao enxergar imagens deformadas ou apresentar sensibilidade à luz, bem como ao contraste, e alterações no campo de visão, a retinopatia já está afetando o olho do paciente”, afirma Mauricio Maia, presidente da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que cerca de 146 milhões de pessoas têm algum grau de retinopatia diabética no mundo – aproximadamente 90% desses casos de cegueira poderiam ser evitados realizando o controle periódico no oftalmologista. Mais informações sobre saúde ocular e doenças da retina podem ser encontradas no site.

Veja também: TheraSkin tem programa de conscientização sobre efeitos do tratamento do câncer

Fonte: Revista da Farmácia

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.
×