Pular para o conteúdo

Notícias


icone de categorias Notícias icone de data de publicação 15 de junho de 2010.

Portadores de doenças mentais sem medicamentos

COMPARTILHE:

Tribuna da Bahia

Falha na distribuição de medicamentos está pondo em risco o tratamento de portadores de doenças mentais. Esses pacientes fazem parte do Programa de Medicamentos Excepcionais, instituído pelo Ministério da Saúde com a finalidade de fornecer medicamentos de alto custo e de uso continuado para pessoas sem condições de pagar. Apesar disso, os Hospitais Juliano Moreira e Mário Leal, responsáveis pela distribuição, estão com os medicamentos em falta.

De acordo com o psiquiatra Luiz Fernando Pedroso, diretor clínico do Espaço Holos, centro particular de psiquiatria integrada de Salvador, vários pacientes atendidos no centro e inscritos no programa do Ministério da Saúde estão reclamando da falta dos medicamentos Aripiprazol e Clozapina, que são prescritos de forma continuada, isto é, sem interrupção. No entanto, constantemente, o Sistema Único de Saúde (SUS) não disponibiliza estas medicações.

“Não é a primeira vez que falham na entrega desses medicamentos; infelizmente são medicações caras e os pacientes que estão inscritos no programa não têm condições de comprar. Isso é gravíssimo porque esses pacientes não podem interromper o uso destas medicações, além disso, elimina todo benefício do programa.

Esses medicamentos têm menos efeitos colaterais e facilitam a adesão dos pacientes, pois já existe uma grande dificuldade na aceitação dos tratamentos psiquiátricos. Não vejo justificativa para falta desses medicamentos, uma vez que existe já um número certo de beneficiados pelo programa. Essa situação gera desespero tanto nos pacientes e como nos familiares; nós profissionais ficamos constrangidos, afinal, fomos nós que prescrevemos as medicações confiando no sistema. Isso é uma negligência, irresponsabilidade social atroz do governo”, desabafa o psiquiatra.


VER MAIS SOBRE: arquivo


Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.