Pesquisar
Close this search box.

Pós-pandemia: mudanças no varejo farmacêutico serão irreversíveis

Pós-pandemia nas farmácias
Foto: Humberto Teski

Ao nos aproximarmos de um ano de pandemia da Covid-19 no Brasil, já é possível afirmar que as mudanças trazidas pelo isolamento social ao varejo de um modo geral, e principalmente ao farmacêutico, não poderão ser apagadas quando a vida voltar ao “normal”.

Para entender de que forma o setor farmacêutico precisará se adaptar definitivamente ao mundo pós-pandemia, Leandro Ruggero, gerente de ofertas do segmento farmacêutico da Linx, elencou seis insights trazidos pela situação.

1 – Experiência e experimentação no ambiente online

As experiências no ponto de venda físico são uma das principais formas de engajar os clientes. Ruggero explica que antes da pandemia a compra de dermocosméticos, por exemplo, era realizada na loja e com a ajuda de consultores.

“No pós-pandemia, a experimentação e as experiências no ponto de venda serão dificultadas, além de a primeira compra ser realizada pela internet. Os clientes, que antes tinham receio de realizar compras a distância, já começaram a quebrar o preconceito buscando diretamente o canal digital ou marketplaces. A presença nessas duas categorias parece ser indispensável daqui em diante”, comenta.

2 – Fidelização, a repetição da compra online

Como o consumidor passou a gostar da jornada de compra online, a tendência é que o comportamento se torne parte da cultura de consumo no futuro, mesmo quando for possível voltar a frequentar o ambiente físico.

“Nesse cenário, o lojista tem um enorme potencial de fidelização dos clientes nos canais digitais, ao apostar na oferta de boas experiências, além de qualidade e agilidade nas entregas. Essa mudança pode significar redução de custos na operação no longo prazo”.

3 – Oportunidade para pequenas drogarias

Com a diminuição do número de pessoas circulando pelos centros comerciais, as farmácias de bairro ganharam destaque durante o isolamento social. O gerente afirma que é o momento de investir em bom atendimento, ofertas e segurança para as compras.

4 – Digitalização do varejo e diminuição das interações nas lojas físicas

Recursos como e-commerce, Whatsapp e soluções mobile já são praticamente pré-requisitos para as farmácias, evidenciando o nascimento de uma “cultura com mínimo contato”. Por esse motivo, a experiência do consumidor nas lojas físicas deve evoluir, e a utilização de totens de autoatendimento para a compra, pagamento por aproximação, QR Code e Pix são pontos a serem analisados.

5 – Indústria de olho na transformação digital

Ruggero revela que a indústria farmacêutica tem se posicionado firmemente a favor da digitalização do varejo: “Grandes companhias já estão, inclusive, praticando condições comerciais diferenciadas para os varejistas com canais de venda online”. Ele explica que o varejista farmacêutico precisará ter um sistema de gestão robusto e que o auxilie a não perder oportunidades, gerenciando todos os processos envolvidos.

6 – Logística

Com a complexidade do multicanal, as farmácias precisarão ter parcerias com empresas de tecnologia que possam auxiliá-las nas estratégias com distribuidores e indústrias.

“O momento não permite mais apostas: adequar-se, atualizar-se e aplicar as tendências de forma eficaz e correta ao negócio é necessário para não perder clientes e continuar crescendo mesmo durante a crise”, finaliza o gerente.

Veja também: Farmarcas apresenta resultados de 2020 e objetivos para 2021

Fonte: Revista da Farmácia

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Logotipo ediretor
Software eDiretor

Novo benefício para novos associados

Conheça o eDiretor. Um software que torna a gestão da sua farmácia prática e eficiente.

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Logotipo ediretor
Conheça o eDiretor. Uma ferramenta que vai tornar a gestão da sua farmácia mais prática e mais eficiente.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição