Pesquisar
Close this search box.

Preço dos remédios tem alta de 6,66% em maio 

Antigripais apresentaram o maior aumento e os antiparasitas a maior redução. A pesquisa feita pela Precifica.
Preço dos remédios tem alta de 6,66% em maio 
Foto: Divulgação

Levantamento feito pela Precifica, empresa especializada em soluções de pricing, como o monitoramento de preços do e-commerce, mostra que o IPM-COM (Índice de Preços de Medicamentos no e-Commerce) apresentou alta de 6,66% em maio na comparação com abril de 2023.  O estudo envolve os remédios mais procurados pertencentes a nove diferentes grupos e comercializados em 6 grupos farmacêuticos com atuação por meio de e-commerce. 

Leia: Preço dos antigripais cai 14% em abril

Os antigripais foram os medicamentos que registraram o maior aumento de preço, 21,76%. Curiosamente, este grupo obteve o maior recuo (-14,36%) no mês anterior. Na segunda colocação está o grupo dos anti-histamínicos (13,18%), seguido dos anticoncepcionais (7,31%). Na sequência estão analgésicos (7,26%), anti-hipertensivos (6,58%), relaxantes musculares (4,30%), antidiabéticos (2,09%) e antissépticos (1,68%). O único grupo que apresentou queda foi o dos antiparasitas, -34,04%.   

A alta acentuada nos preços dos medicamentos registrada pela Precifica difere bastante no percentual divulgado pelo IBGE, mas segue a mesma tendência de aumento. Segundo o órgão do governo, o item “Produtos Farmacêuticos” registrou alta de 0,77% em maio de 2023 na Região Metropolitana de São Paulo.  Nacionalmente, os produtos farmacêuticos registraram alta de 0,89%. 

Deve-se considerar que a medição feita pelo IBGE envolve análise de preços em grupos de medicamentos não monitorados pelo índice da Precifica. Daí a diferença percentual entre o IPCA e o IPM-COM. O aumento registrado na amostra da Precifica e a alta verificada pelo IBGE, além da gangorra de preços mês a mês, mostram que é preciso atenção e agilidade das farmácias e drogarias na adequação dos preços de vendas.

Leia também: Deputado propõe emenda ao PL dos MIPs em supermercados

“O farmacêutico também trabalha com milhares de itens nas prateleiras. Acompanhar o sobe e desce dos preços para adequar os valores de venda não é tarefa simples. A melhor forma de definir precificação e promoções assertivas é com o uso de soluções de pricing, principalmente aquelas baseadas em inteligência artificial (IA). Elas são capazes de monitorar a concorrência, o comportamento dos consumidores e sugerir preços competitivos para que o varejista não fique para trás”, afirma Ricardo Ramos, CEO da Precifica.

Fonte: Revista da Farmácia 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Logotipo ediretor
Software eDiretor

Novo benefício para novos associados

Conheça o eDiretor. Um software que torna a gestão da sua farmácia prática e eficiente.

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Logotipo ediretor
Conheça o eDiretor. Uma ferramenta que vai tornar a gestão da sua farmácia mais prática e mais eficiente.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição