Levantamento feito pela Precifica, empresa especializada em soluções de pricing, mostra que o Índice de Preços de Medicamentos no e-Commerce (IPM-COM) apresentou queda de 1,94% em outubro, na comparação com o mesmo período de 2022. Ao todo, foram monitorados dez medicamentos pertencentes a diferentes grupos e comercializados em seis redes farmacêuticas com atuação por meio de e-commerce. Pela primeira vez em muitos meses, todos os remédios apresentaram queda, e os anti-histamínicos tiveram diminuição recorde, de 36,32% – índice maior que a redução geral dos preços do mês.
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Na sequência, antissépticos nasais recuaram 25,94%; relaxantes musculares, 13,55%; hormonais, 8,73%; antigripais e antitussígenos, 5,58%; antiparasitas, 4,82%; analgésicos e antitérmicos, 3,52%; hipocolesterolêmicos, 2,41%; antialérgicos e broncodilatadores, 2,27%; e antidiabéticos, 0,79%.
De acordo com o IPCA, divulgado pelo IBGE no dia 26 de outubro, o subgrupo “produtos farmacêuticos” teve aumento discreto de 0,02% na Região Metropolitana de São Paulo. A diferença é explicada pelo índice oficial ter como base uma quantidade muito maior de itens pesquisados, além de incluir serviços como preços dos planos de saúde, por exemplo. Os indicadores mostram que é preciso atenção e agilidade por parte das farmácias e drogarias na adequação dos preços.
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“Definitivamente, para estabelecer valores e promoções com maior precisão, ferramentas de pricing seguem como as melhores opções para os varejistas. Essa tecnologia tem a capacidade de realizar monitoramento em tempo real e analisar dados tanto internos quanto externos. Isso permite sugestão de preços atrativos para os clientes e rentáveis para as farmácias”, enfatiza o CEO da Precifica, Ricardo Ramos.
Fonte: Revista da Farmácia