Acontecerá, entre os dias 6 e 8 de agosto deste ano, a primeira edição da Conferência Nacional de Vigilância Sanitária, Vigilância em Zoonoses e Inspeção Agropecuária da cidade do Rio de Janeiro (Convisa Rio). O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses.
Objetivo da Conferência
O objetivo é comemorar o Dia Nacional da Vigilância Sanitária, 5 de agosto. Vale lembrar que no dia 5 de agosto comemora-se também o Dia Nacional da Saúde e o Dia Nacional da Farmácia. Por isso, estarão presentes representantes do setor regulado e dos órgãos fiscalizadores dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Ceará, debatendo soluções para o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade, sem comprometer a saúde pública.
Temas relevantes para o setor
Alguns dos temas a serem trabalhados são sustentabilidade e novas tecnologias, gestão e políticas públicas, engenharia sanitária para ambientes de uso coletivo, zoonoses emergentes e reemergentes, fiscalização sanitária em alimentos, inspeção agropecuária, atuação da Vigilância Sanitária em grandes eventos e ações para a formalização de pequenos e médios produtores.
Alguns destaques de palestras são “Melhoria da qualidade de produtos e serviços em farmácias de manipulação”, com Ivan Teixeira da Gama, no dia 6 de agosto; “Serviços farmacêuticos: cenário nacional e impactos sobre a saúde da população”, com Cassyano Correr, e “Telemedicina e farmácia clínica – o futuro da saúde no Brasil e no mundo”, ambas no dia 8 de agosto.
Além disso, haverá uma exposição intitulada “De 1917 a 2019, mais de 100 anos de história”, que contará com um acervo de fotografias, equipamentos e documentos em exposição, para contar a evolução da Vigilância Sanitária no Rio.
Para ter acesso à programação completa, acesse o link.
Veja também: Ascoferj promove palestras para farmácias de manipulação