fbpx
Pular para o conteúdo

Notícias


icone de categorias Notícias icone de data de publicação 3 de março de 2011.

Profarma tem receita bruta de R$ 3,1 bilhões no ano de 2010 e repete redução no ciclo de caixa da Companhia

COMPARTILHE:

Fator Brasil

Em 2010, a Profarma alcançou receita bruta de R$ 3,1 bilhões, o que representa aumento de 3,0% em relação a 2009. Os principais destaques de vendas no ano foram o crescimento, em relação ao ano anterior, das regiões Sul e Nordeste (em 17,5% e 6,5% respectivamente) e também o crescimento dos segmentos de perfumaria (37,8%) e genéricos (32,9%) – resultado do foco da Companhia nesses segmentos ao longo do ano. Com esse desempenho da receita bruta, o CAGR da Profarma, nos últimos sete anos, atingiu 13,8% enquanto o mercado apresentou média de 12,3%.

A Profarma reduziu 3,7 dias no ciclo de caixa da Companhia quando comparado ao ano de 2009, praticamente repetindo o ciclo do 3T10, o menor já atingido pela Companhia desde a abertura de capital em 2006. Esta redução significou uma economia de capital de giro de R$ 22,9 milhões.

No ano, o Ebitda alcançado pela Profarma foi de R$ 79,9 milhões, 27,8% abaixo do obtido em 2009 e com margem de 3,0%, 1,3 ponto percentual abaixo da margem do ano anterior. Esta redução é explicada, principalmente, pelo ambiente competitivo menos conservador verificado ao longo do ano e também pelo fato de que a base de comparação (ano de 2009) foi de desempenho atípico para o mercado farmacêutico e para a Profarma, quando os resultados – incluindo o Ebitda que foi o maior já registrado pela Companhia –, superaram a média histórica.

O lucro líquido alcançou R$ 34,4 milhões em 2010, representando uma redução de 35,3% em relação ao lucro líquido registrado em 2009. Importante ressaltar que o resultado foi negativamente impactado pelo evento não recorrente ocorrido no terceiro trimestre de 2010, referente à liquidação de débitos de ICMS em Minas Gerais, de R$ 11,9 milhões. Excluindo-se este efeito, o lucro líquido somaria R$ 42,3 milhões, com margem líquida de 1,6%.
Em relação aos indicadores operacionais, as vendas pelo sistema de pedido eletrônico bateram recorde, alcançando 65,3% das vendas totais da Companhia, um crescimento de 9,0% em relação a 2009, quando atingimos 58,9%.

Desta forma, a cultura da Profarma voltada para resultados, aliada a uma visão de longo prazo suportada por atitudes práticas e objetivas no presente, será fundamental para que a Companhia continue a consolidar sua posição no setor de distribuição de produtos farmacêuticos no País.

Perfil-A Profarma Distribuidora de Produtos Farmacêuticos S.A atua há 50 anos na distribuição de produtos farmacêuticos, higiene pessoal e cosméticos, nos mais populosos estados brasileiros. Com 12 Centros de Distribuição, a Profarma comercializa aproximadamente 18,0 milhões de unidades por mês e atende a cerca de 31 mil pontos de venda, consolidando-se entre as empresas líderes deste setor no Brasil. Cobrindo uma área geográfica que representou 93,5% do mercado consumidor de produtos farmacêuticos do Brasil em 2010, a Profarma, com sua equipe especializada e comprometida, busca tornar-se o maior e mais rentável distribuidor atacadista de produtos farmacêuticos no Brasil por meio de resultados consistentes e sustentáveis, mantendo baixos custos operacionais, fortalecendo suas vantagens competitivas e maximizando valor para os acionistas.


VER MAIS SOBRE: arquivo


Logotipo Ascoferj

INFORMA

A Ascoferj informa que está em regime semipresencial.

Segundas, quartas e sextas: atendimento presencial, das 12h às 17h
Terças e quintas: atendimento remoto, das 8h às 17h.

Telefones de todos os setores para contato:

– Financeiro – (21) 98272-2882
– Jurídico – (21) 98097-0092
– Regulatório – (21) 98272-2852
– Comunicação – (21) 98272-2867
– DAC/Cursos – (21) 98399-0146
– Central de Negócios – (21) 98293-1816
– Comercial – (21) 98097-0099
– Relacionamento – (21) 98145-2036

Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.
×