Projeto suspende nova regra para acesso a medicamentos do Farmácia Popular

PL fala sobre medicamentos do Farmácia Popular
Foto: freepik

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 351/22 quer suspender a decisão do governo federal de tornar obrigatória a apresentação de receita eletrônica para acesso aos medicamentos e fraldas geriátricas do Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB).

Justificativa do PDL

A proposta é da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ). Segundo ela, a nova regra, determinada por um dos artigos da Portaria 3.677/22, do Ministério da Saúde, vai “dificultar o acesso da população aos serviços do Programa Farmácia Popular, principalmente da parcela mais vulnerável atendida pela rede pública que não está informatizada”.

Portaria do Ministério da Saúde

Pela portaria ministerial, a regra passa a valer 180 dias a partir da publicação, ocorrida em 29 de setembro do ano passado. Dessa forma, caso não seja revogada ou alterada, entrará em vigor em abril de 2023.

Rafael Espinhel, advogado e presidente executivo da Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico (ABCFARMA), afirma que o PDL é positivo para o setor pois, caso a limitação seja concretizada, muitas pessoas não conseguirão retirar medicamentos e os estabelecimentos também terão dificuldades.

“Na prática isto irá esvaziar o programa pois o SUS não está digitalizado e a população mais vulnerável – que mais necessita do programa – não tem acesso à tecnologia. A proposta da deputada é para revogar esta alteração e retornar ao texto anterior que não especifica o modelo de receita”, explica Espinhel.

Próximos passos

O projeto será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em seguida, seguirá para o Plenário da Câmara.

Além disso, segundo o presidente da ABCFARMA, existe a possibilidade ainda de a regra ser alterada pela equipe do novo governo que assumirá o Farmácia Popular.

Veja também: Venda de genéricos cresce mais de 9% e biossimilares avançam 21,55% nos últimos 12 meses

Fonte: Revista da Farmácia

Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Renovação é obrigatória para todos os estabelecimentos credenciados, inclusive aqueles com conexão suspensa ou em fase de monitoramento....
Justiça considerou ilegal a exigência do documento para farmácias, drogarias e distribuidoras....
Setor de alimentos para fins especiais também apresenta alta no consumo de concentrados de proteínas e em contratações...
Nova unidade oferece um amplo mix de produtos, com destaque para cosméticos e perfumaria....
Em entrevista à Ascoferj, Gilberto Sartori, fundador da rede, relembra o início da rede e destaca projetos para o segundo semestre de 2025....
Empresas que se destacam são aquelas que sabem equilibrar inovação tecnológica com a humanização no atendimento ao cliente....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição

Comunicado importante

Informamos que, devido aos feriados nacionais, nos dias 18 e 21, e ao feriado estadual, no dia 23 de abril, a Ascoferj não funcionará. No dia 22 de abril, o atendimento será realizado de forma remota, das 9h às 17h.

👉🏼 As atividades serão retomadas de forma presencial na quinta-feira, dia 24, a partir das 8h.