A PROTESTE, associação de consumidores, testou 8 protetores solares corporais para incentivar o consumidor a se proteger com o melhor custo-benefício. Um dos critérios analisados foi o preço e a associação provou que é possível cuidar da pele sem gastar tanto.
No teste realizado, foi verificado, em laboratório, se o fator de proteção solar (FPS) oferecido é o mesmo estampado nos rótulos (30), além disso, foi analisada a capacidade dos filtros em proteger o consumidor contra os raios UVA. O teste da PROTESTE contou ainda com o auxílio de 30 voluntárias que, após receberem frascos devidamente camuflados para evitar a identificação da marca, utilizaram os protetores e avaliaram aroma, textura, absorção, tonalidade de pele após a aplicação e facilidade em espalhar.
Em relação ao fator de proteção, todos os protetores testados declaram possuir FPS 30, e a maioria se saiu bem nesse quesito, com destaques para as marcas L’oreal e Vichy. Ambas foram consideradas as melhores do teste.
A L’oreal recebeu elogios das voluntárias participantes em relação ao aroma e à hidratação da pele, além de ter sido bem avaliada em quase todos os quesitos. A Vichy também demonstrou garantir proteção aos raios UVA e UVB e, segundo as voluntárias, deixou uma sensação de frescor na pele.
O destaque negativo foi da marca Coppertone: de acordo com o teste, esse produto possui FPS 24,4 (18,7% a menos que o prometido no rótulo). A lei prevê que o fator de proteção dos filtros solares não pode ser menor que 17% do valor indicado na embalagem. Além de enganar o consumidor, afeta o bolso porque ele acaba pagando mais por um produto com menos proteção.
A PROTESTE verificou, ainda, a capacidade de proteção dos produtos contra os raios UVA, que deve ser um terço do FPS, isto é, se o FPS é 30, a proteção UVA deve ser de, no mínimo, 10. Todas as marcas se saíram muito bem nesse quesito, porém, o Coppertone, apesar de estar dentro do que pede a legislação, ele protegeu menos a pele em comparação com os demais.
O teste destaca também o melhor custo benefício. Se for isso que você consumidor preza, é melhor dar preferência à nossa escolha certa, assim, você poupa e ainda leva um produto de qualidade para casa.
Ainda, se optar por um dos produtos mais baratos do teste, o consumidor não só economiza mais de R$40,00, como leva 80 ml a mais de produto para casa sem perder a qualidade. Isso porque, o produto da marca mais cara possui 120ml e um dos mais baratos, 200ml.
Fonte: Proteste
Respostas de 2
Boa tarde.
Podem divulgar as marcas testadas? Obrigada
Essa informação não foi liberada para nós. Sugerimos verificar no site do Proteste.