Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Publicada Resolução que normatiza atuação de farmacêutico em PICs

CFF regulamenta atuação do farmacêutico em PICs
Foto: shutterstock

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

Foi publicada, na última quinta-feira (8), a Resolução nº 732/2022, que regulamenta a atuação do farmacêutico nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs). A norma, desenvolvida pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), se respalda na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), do Ministério da Saúde.

Profissionais aguardavam Resolução

“Era uma resolução há muito esperada pelos colegas que atuam em muitas das 29 práticas já reconhecidas e autorizadas para o Sistema Único de Saúde (SUS), que ainda não dispunham de regulamentação profissional específica para o farmacêutico”, explica o presidente do CFF, Walter Jorge João. A resolução abrangerá também as PICs que vierem a ser regulamentadas pelo Ministério da Saúde.

É recomendado que o farmacêutico comprove, perante o CRF da sua jurisdição, a certificação de conhecimento da prática com que pretende atuar, se aplicável. Sempre que necessário, deve ser apresentado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para a concordância do paciente quanto ao procedimento a ser submetido.

O que são PICs

São consideradas PICs as práticas de saúde baseadas no modelo de atenção humanizada e centrada na integralidade do indivíduo, que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos, promoção e recuperação da saúde.

Auriculoterapia/auriculoacunpuntura também é regulamentada

Por meio da Resolução nº 733/2022, publicada no mesmo dia, o CFF regulamenta uma nova Prática Integrativa e Complementar em Saúde: auriculoterapia/auriculoacunpuntura.

A técnica terapêutica promove o equilíbrio psíquico-orgânico do indivíduo por meio de estímulos nos pontos energéticos localizados na orelha, onde todo o organismo encontra-se representado como um microssistema. Podem ser utilizadas, nesses estímulos, agulhas, esferas de aço, ouro, prata, plástico ou sementes de mostarda, previamente preparadas.

Leia as Resoluções nº 732/2022 e a nº 733/2022 na íntegra.

Veja também: Flexibilizações das regras do Farmácia Popular por conta da pandemia são estendidas

Fonte: Revista da Farmácia

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.