Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Queda no consumo não freou aumento de preços de medicamentos

UOL

A queda no consumo de medicamentos no Brasil desde a década de 1990 não foi suficiente para reduzir os preços, revelou um estudo divulgado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) nesta quinta-feira (16).

De acordo com os dados, considerando-se a média de toda a população brasileira, o consumo per capita de medicamentos comprados no mercado privado caiu de 11,54 para 9,24 unidades entre 1990 e 2009.

No entanto, a receita das empresas do setor em dólares têm crescido na maior parte do período analisado, o que acontece pela tendência de aumento de preços médios dos medicamentos em moeda americana.

Uma conclusão para isso poderia ser o lançamento de medicamentos mais eficientes que tenha reduzido o consumo per capita, mas, ao mesmo tempo, a tendência demográfica é de envelhecimento da população, com maior ocorrência de doenças crônicas e degenerativas, diz o Ipea.

O estudo conclui, então, que a liberação dos controles de preços por parte do governo e a reduzida competição por preços no mercado farmacêutico ajudam a explicar a liberdade das empresas em fixar os valores dos medicamentos, mesmo com queda no consumo.

Compartilhe:
Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.