Pular para o conteúdo

Notícias


icone de categorias Notícias icone de data de publicação 9 de junho de 2010.

Rastreabilidade, falsificação e contrabando de medicamentos são temas de fórum nacional

COMPARTILHE:

Fator Brasil

Representantes do legislativo, executivo, judiciário, órgãos reguladores, indústrias farmacêuticas, entre outros, discutem o problema crescente no Brasil, no II Fórum Nacional sobre Rastreabilidade de Medicamentos: Prevenção e Combate a Falsificação e Contrabando no Brasil, dia 10 de junho, no Senado Federal

O consumo de medicamentos falsificados, contrabandeados ou sem registro de órgãos reguladores tem crescido não somente no Brasil, mas em todo o mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) – 25% dos medicamentos consumidos nos países em desenvolvimento, como o Brasil, são contrafeitos ou de má qualidade. Em 2010 a OMS estima que mais de 16% dos medicamentos comercializados serão ilícitos, representando um prejuízo de aproximadamente 75 bilhões de dólares para a cadeia farmacêutica mundial.

Combater a pirataria e a contrafação dos medicamentos a partir de ações integradas de conscientização e ampliação dos mecanismos de controle, como o Sistema Nacional de Controle de Medicamentos em implantação pela ANVISA, são assuntos que serão debatidos no II Fórum Nacional Rastreabilidade de Medicamentos, que contará com a presença de palestrantes, representando o legislativo, executivo, indústrias farmacêuticas, terceiro setor, entre outros, indispensáveis para o fomento ao debate.

O evento compõe as atividades do Programa Ação Responsável (assuntos prioritários do Governo Federal e constantes do PAC de Saúde) e tem como objetivo fomentar o debate sobre o comércio ilegal de medicamentos e promover uma reflexão sobre a necessidade de ampliar as políticas e os mecanismos de controle e de ações de conscientização da sociedade.


VER MAIS SOBRE: arquivo


Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.