Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

RDC 44 em debate

Guia da Farmácia

Anvisa e Abrafarma comentam decisões judiciais favoráveis ao varejo farmacêutico

Em depoimento ao Guia da Farmácia, o chefe da unidade técnica de regulação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Gustavo Trindade, declarou que as decisões judiciais favoráveis ao varejo farmacêutico anulam apenas parte dos efeitos da RDC 44/09, que são Instruções Normativas 9 e 10. "As liminares suspendem apenas os efeitos dessas instruções, que dizem respeito aos produtos com permissão de venda nos estabelecimentos, e sobre a disposição dos medicamentos isentos de prescrição", explica. "A Anvisa já recorreu das decisões contrárias à resolução por meio da Procuradoria Federal da Advocacia Geral da União", comenta. Segundo ele, as liminares têm caráter precário e, caso sejam revogadas, os estabelecimentos estarão sujeitos a fiscalização.

Por outro lado, o presidente-executivo da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), Sérgio Mena Barreto, observa que as decisões judiciais convergem para a questão da ilegalidade da medida em si. "Alguns Juízes entram no mérito do impacto da medida da Anvisa junto ao consumidor. Os julgadores têm entendido que a RDC 44 traz mais malefícios do que benefícios", acrescenta, Ele ainda lembra que uma das decisões já é de 2ª instância.

Gustavo Trindade, da Anvisa, enfatiza que as decisões judiciais "só valem para os estabelecimentos filiados às entidades amparadas por liminares à época da propositura da ação". Ou seja, quem não for associado às entidades beneficiadas pelas liminares deve cumprir as normas, inclusive os novos associados, em relação às Instruções Normativas nº 9 e nº 10/2009. Regras como comércio de medicamentos pela internet e assistência farmacêutica deverão ser cumpridas por todos os estabelecimentos.

Compartilhe:
Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.