Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Reajuste anual de preços de medicamentos em 2010

Sindusfarma

Com referência ao reajuste anual de preços de medicamentos autorizado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), com vigência a partir de 31 de março de 2010, o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma) presta as seguintes informações:

A CMED definiu três índices de reajuste para as 18.630 apresentações de medicamentos disponíveis no mercado brasileiro, de acordo com a participação dos medicamentos genéricos:

– Nível 1: Para as classes terapêuticas com participação de genéricos igual ou superior a 20%, o índice de reajuste será de 4,83%;

– Nível 2: Para as classes terapêuticas com participação de genéricos entre 15% e 20%, o índice de reajuste será de 4,64%;

– Nível 3: Para as classes terapêuticas com participação de genéricos abaixo de 15%, o índice de reajuste será de 4,45%;

O Sindusfarma estima em 4,60% o reajuste médio ponderado dos medicamentos, caso todos os produtos sejam reajustados pelo índice máximo autorizado.

O Sindusfarma esclarece que o reajuste anual corrige a tabela de Preços Máximos ao Consumidor (PMC) e não acarreta aumentos automáticos nas farmácias e drogarias.

Os índices divulgados pela CMED definem o teto de preços dos medicamentos. Ou seja, os preços podem ser menores, mas não maiores do que o PMC autorizado.

De fato, nos últimos anos, consumidores usufruíram preços anteriores ao reajuste, inclusive com descontos, durante meses, pois indústrias farmacêuticas e farmácias mantiveram os preços ou aplicaram aumentos inferiores aos índices autorizados.

Os preços efetivamente cobrados nos balcões das farmácias e drogarias são influenciados pela concorrência e por estratégias comerciais, resultando de negociações entre laboratórios, distribuidores e varejistas.

Compartilhe:
Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.