Pular para o conteúdo

Notícias


icone de categorias Notícias icone de data de publicação 9 de março de 2010.

Reajuste anual de preços de medicamentos em 2010

COMPARTILHE:

Sindusfarma

Com referência ao reajuste anual de preços de medicamentos autorizado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), com vigência a partir de 31 de março de 2010, o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma) presta as seguintes informações:

A CMED definiu três índices de reajuste para as 18.630 apresentações de medicamentos disponíveis no mercado brasileiro, de acordo com a participação dos medicamentos genéricos:

– Nível 1: Para as classes terapêuticas com participação de genéricos igual ou superior a 20%, o índice de reajuste será de 4,83%;

– Nível 2: Para as classes terapêuticas com participação de genéricos entre 15% e 20%, o índice de reajuste será de 4,64%;

– Nível 3: Para as classes terapêuticas com participação de genéricos abaixo de 15%, o índice de reajuste será de 4,45%;

O Sindusfarma estima em 4,60% o reajuste médio ponderado dos medicamentos, caso todos os produtos sejam reajustados pelo índice máximo autorizado.

O Sindusfarma esclarece que o reajuste anual corrige a tabela de Preços Máximos ao Consumidor (PMC) e não acarreta aumentos automáticos nas farmácias e drogarias.

Os índices divulgados pela CMED definem o teto de preços dos medicamentos. Ou seja, os preços podem ser menores, mas não maiores do que o PMC autorizado.

De fato, nos últimos anos, consumidores usufruíram preços anteriores ao reajuste, inclusive com descontos, durante meses, pois indústrias farmacêuticas e farmácias mantiveram os preços ou aplicaram aumentos inferiores aos índices autorizados.

Os preços efetivamente cobrados nos balcões das farmácias e drogarias são influenciados pela concorrência e por estratégias comerciais, resultando de negociações entre laboratórios, distribuidores e varejistas.


VER MAIS SOBRE: arquivo


Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.