Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Regulação econômica de medicamentos avança no continente

Ascom/Assessoria de Imprensa da Anvisa

A atuação dos governos para garantir o acesso da população aos medicamentos tem avançado no continente americano. Esta foi a conclusão do I Seminário Pan-Americano de Regulação Econômica de Medicamentos realizado na última semana em Brasília.

Os países participantes do seminário responderam a um questionário sobre regulação de preços, medicamentos genéricos, financiamento e compras públicas, avaliação e incorporação de medicamentos e propriedade intelectual, com o objetivo principal de identificar as estratégias adotadas e conhecer as experiências dos países da região Pan-Americana.

Os dados preliminares mostram que dos 15 países que já responderam o questionário, apenas quatro não possuem nenhum tipo de regulação econômica. Outros seis responderam ter uma política explícita de regulação do mercado de medicamentos e cinco fazem regulação indireta. “Os países que não responderam ao questionário se comprometeram em responder nas próximas semanas”, explica Pedro Bernardo, chefe do Núcleo de Assessoramento Econômico em Regulação da Anvisa.

Durante os três dias do Seminário, os países compartilharam suas experiências nos painéis sobre regulação de preços de medicamentos, compras públicas, bases de dados de preços e avaliação econômica aplicada à tomada de decisões. No ultimo dia do encontro, os países acordaram diversas atividades para o fortalecimento do vínculo de cooperação em matéria de regulação e avaliação econômica de medicamentos, dentre elas a criação de uma base de dados pública e gratuita sobre preços de medicamentos. “Em um primeiro momento, trabalharemos em um projeto piloto com uma primeira lista de medicamentos selecionados por meio de critérios acordados pelos países”, afirma Bernardo.

Compartilhe:
Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Logotipo Ascoferj

Atenção

Prezados associados e parceiros,

No dia 23/04 (terça-feira), devido ao feriado regional de São Jorge, não haverá expediente na Ascoferj.

Retornaremos às nossas atividades na quarta-feira (24/04).

Bom feriado!

Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.