fbpx
Pular para o conteúdo

Notícias


icone de categorias Notícias icone de data de publicação 25 de março de 2009.

Regulação econômica de medicamentos avança no continente

COMPARTILHE:

Ascom/Assessoria de Imprensa da Anvisa

A atuação dos governos para garantir o acesso da população aos medicamentos tem avançado no continente americano. Esta foi a conclusão do I Seminário Pan-Americano de Regulação Econômica de Medicamentos realizado na última semana em Brasília.

Os países participantes do seminário responderam a um questionário sobre regulação de preços, medicamentos genéricos, financiamento e compras públicas, avaliação e incorporação de medicamentos e propriedade intelectual, com o objetivo principal de identificar as estratégias adotadas e conhecer as experiências dos países da região Pan-Americana.

Os dados preliminares mostram que dos 15 países que já responderam o questionário, apenas quatro não possuem nenhum tipo de regulação econômica. Outros seis responderam ter uma política explícita de regulação do mercado de medicamentos e cinco fazem regulação indireta. “Os países que não responderam ao questionário se comprometeram em responder nas próximas semanas”, explica Pedro Bernardo, chefe do Núcleo de Assessoramento Econômico em Regulação da Anvisa.

Durante os três dias do Seminário, os países compartilharam suas experiências nos painéis sobre regulação de preços de medicamentos, compras públicas, bases de dados de preços e avaliação econômica aplicada à tomada de decisões. No ultimo dia do encontro, os países acordaram diversas atividades para o fortalecimento do vínculo de cooperação em matéria de regulação e avaliação econômica de medicamentos, dentre elas a criação de uma base de dados pública e gratuita sobre preços de medicamentos. “Em um primeiro momento, trabalharemos em um projeto piloto com uma primeira lista de medicamentos selecionados por meio de critérios acordados pelos países”, afirma Bernardo.


VER MAIS SOBRE: arquivo


Logotipo Ascoferj

INFORMA

A Ascoferj informa que está trabalhando de forma semipresencial como medida de segurança contra a Covid-19.

Segundas, quartas e sextas: atendimento presencial na sede de 8h às 17h.

Terças e quintas: atendimento remoto de 8h às 17h.

Telefones de todos os setores para contato:

– Financeiro – (21) 98272-2882
– Jurídico – (21) 98097-0092
– Regulatório – (21) 98272-2852
– Comunicação – (21) 98272-2867
– DAC/Cursos – (21) 98399-0146
– Central de Negócios – (21) 98293-1816
– Comercial – (21) 98097-0099
– Relacionamento – (21) 98145-2036

Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.