Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Relação com Anvisa é tema de palestra na Ascoferj

""   O advogado e consultor jurídico da Ascoferj, Gustavo Semblano, ministrou, no dia 23 de setembro, a palestra “Farmácia x Anvisa: como evitar problemas na obtenção da autorização de funcionamento”, na sede da entidade. Na ocasião, Semblano lembrou sobre a necessidade de farmácias e drogarias trabalharem de acordo com o que regem as normas dos órgãos fiscalizadores. “Lembro que a Vigilância Sanitária e o Procon são responsáveis pelas fiscalizações e autuações. Então, é preciso ficar atento às leis e normas que fazem referência às exigências ao varejo farmacêutico”, frisou. De acordo com o advogado, exigências como manter os preços dos produtos visíveis aos olhos dos clientes, ter o farmacêutico responsável técnico durante todo o horário de funcionamento da loja e manter aviso informando que é proibido fumar nas dependências são exemplos de normas que, se descumpridas, podem resultar em penalizações para a farmácia. Sobre os problemas na obtenção da Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE), Semblano citou os prazos. “Procure sempre protocolar entre 180 e 60 dias antes da data de vencimento da respectiva AFE. Dessa maneira, você evita perder o prazo. E se isso acontecer, a Anvisa irá indeferir a petição em razão de sua intempestividade”, garantiu. O consultor orientou sobre os casos em que, por algum motivo, a empresa perdeu o prazo. “Você pode fazer uma nova concessão inicial, um pedido de reconsideração, um recurso administrativo e também uma demanda judicial, que normalmente é sugerida quando a perda se deu por problemas de instabilidade no próprio site da Anvisa”, alertou.  Semblano também falou da vitória conquistada pelo Departamento Jurídico da Ascoferj contra a Anvisa. “As empresas associadas à entidade poderão apresentar o protocolo de revalidação de Licença Sanitária em processos para renovação de Autorização de Funcionamento de Empresas (AFE) e Autorização Especial (AE), na Anvisa”, afirmou. Ao final, foi realizado o sorteio de dois Dicionários de Especialidades Farmacêuticas (DEF’s). ""     ""     Comunicação Ascoferj

Compartilhe:
Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.