Pular para o conteúdo

Notícias


icone de categorias Notícias icone de data de publicação 28 de agosto de 2009.

Remédio gratuito para controle de colesterol está em falta

COMPARTILHE:

Guarulhos Hoje

Pacientes que precisam controlar as taxas de colesterol alto encontram obstáculos no tratamento gratuito pela falta de medicamentos. A Farmácia de Alto Custo localizada no Hospital Padre Bento, única fornecedora do medicamento Lípitor 10mg na cidade, tem dificuldades de atender regularmente os guarulhenses devido à alta demanda.

Uma das pacientes, Margarete Oliveira, 47 anos, foi diagnosticada há três anos e, desde então, retira o remédio gratuitamente na Farmácia. Porém, segundo Margarete, há cerca de um mês o mesmo está em falta. "Desde julho que estou esperando. Ligo toda semana e as atendentes me falam que o remédio ainda não chegou. Como ele é muito caro, estou tendo que me virar, tomando um chá natural que me disseram que ajuda a controlar o colesterol", conta.
Apesar de estar localizada dentro do Padre Bento, a farmácia não é responsabilidade do Hospital, mas do Departamento Regional de Saúde (DRS), criado pelo Governo do Estado para viabilizar o atendimento, devido à grande extensão territorial de São Paulo. O território paulista é dividido e cada DRS atende determinada área.

Providências – Em Guarulhos, a única farmácia atendida pelo DRS é a que fica no Padre Bento. Questionado, o Governo do Estado informou, por meio da assessoria de imprensa, que realmente o medicamento Lípitor está em falta na cidade desde a semana passada, mas a sua distribuição gratuita deve ser normalizada hoje, 19.
A funcionária da Farmácia, Vera Lúcia, também alega que medicamento chega toda semana, mas é muito procurado e acaba rapidamente. "Atendemos mais de 5mil pacientes, é muita gente que procura. O remédio acabou na semana passada, mas toda semana recebemos mais. Estamos esperando a entrega dele para quarta-feira (hoje)", afirma.
A reportagem pesquisou o valor do medicamento em três farmácias e a média de preço é de R$ 119 a caixa com 30 comprimidos.


VER MAIS SOBRE: arquivo


Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.