Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Remédio no outro lado da fronteira

O Globo

Brasileiros compram antiviral no Uruguai sem receita

Brasileiros estão atravessando a fronteira para comprar o antiviral Tamiflu, ministrado contra a gripe suína no Uruguai. No país vizinho o remédio ë vendido em farmácias, sem necessidade de receita médica, exigida no Brasil. Uma mulher de São Gabriel (RS), mãe de filhos pequenos, disse à RBS TV que viajou à cidade uruguaia de Artigas para comprar cinco caixas do remédio, a R$ 160 cada, como medida preventiva. O Ministério da Saúde condena essa atitude. O dono de uma farmácia de Artigas disse à TV que vendeu 40 caixas de Tamiflu para brasileiros na última semana.

A centralização do estoque de Tamiflu pelo Ministério da Saúde, retirando o medicamento das farmácias, é alvo da ação civil pública que a Defensoria Pública da União no Rio entrará contra os governos- federal, estadual e municipal. Em nota, o laboratório Roche, fabricante do Tamiflu, disse que a distribuição do medicamento "obedece a uma orientação do plano de contingência da própria OMS, que prioriza o abastecimento dos governos em situações de emergência".

A defensoria quer saber ainda do ministério se há em estoque um lote de nove milhões de doses de Tamiflu comprado desde 2006, por ocasião da epidemia de gripe aviária, e se dentro da validade. A Defensoria Pública de Passo Fundo (RS) pediu à Justiça que os mais de cem presos dos regimes aberto e semiaberto fiquem em prisão domiciliar, em casa, por pelo menos 15 dias, para evitar contágio pelo vírus da gripe suína. O pedido foi encaminhado pelo defensor público Eduardo Foscarin Pedroso, que alega que esses presos dormem em albergue e muitos, portadores do vírus HIV, têm baixa imunidade.

Compartilhe:
Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.