Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Remédios de tarja preta são vendidos sem receita médica na internet

Portal Clube Sat

Na internet, os anúncios prometem descontos de até 80% na venda de medicamentos sem receita médica. Em uma página de relacionamento, a equipe do Jornal Nacional entrou em contato com um comerciante da Bahia. Ele vende quatro comprimidos de Citotec por R$ 300, fora o frete, e fala como se fosse médico. “A ideia é que o Citotec realmente é um medicamento que ele provoca um aborto garantido e não tem muito risco. Você está no período inicial, entendeu? Então não precisa de uma dosagem maior, mas geralmente tem clientes meus que pegam dois a mais para ter, assim, uma reserva, uma garantia”, garante.

O comerciante ainda garante assistência ao paciente. “A gente continua mantendo contato, entendeu? Nenhum falou assim ‘Ah, não resolveu, não fez efeito’”, garante.

O comerciante explica como o Citotec age. “Sensação de cólica, que é bem natural. Geralmente tem umas que tem sensação de febre e raramente, mas uma ou outra já me falou que teve diarreia”, revela. O pagamento é feito em conta bancária e a mercadoria despachada pelo correio com discrição.

A comercialização do Citotec está proibida no Brasil desde a década de 90. O remédio era usado em UTIs para conter hemorragias gastrointestinais, mas tinha um efeito colateral grave: as contrações são tão fortes que provocam aborto. Além deste medicamento, descobrimos na internet a venda de remédios de tarja preta que só poderiam ser comprados com apresentação de receitas que ficam retidas nas farmácias.

A Ritalina é usada por pessoas que sofrem de déficit de atenção. Ela melhora a concentração e diminui a ansiedade. Nossos produtores compraram o remédio de fornecedores do Rio Grande do Sul e de Goiás. A caixa com vinte comprimidos custou R$ 150. A entrega foi feita pelo correio.

O cardiologista Flávio Pozzuto conta que já atendeu vários pacientes reclamando de remédios comprados pela internet. “Como nós não sabemos a procedência do remédio, o fabricante desse remédio e a inspeção desse remédio, a pessoa pode estar tomando absolutamente nada. Farinha, um pó qualquer, talco”, garante ele.

Tomar remédio sem orientação médica pode ter um efeito desastroso. “Pode causar uma reação alérgica grave, pode causar uma depressão do sistema nervoso central levando a uma parada respiratória e óbito”, diz Flávio Pozutto, cardiologista.

Os remédios comprados pela nossa reportagem serão encaminhados ao Ministério Público. A Ritalina foi vendida por um preço sete vezes mais caro que o da farmácia convencional.

Compartilhe:
Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.