Pular para o conteúdo

Notícias


icone de categorias Notícias icone de data de publicação 11 de maio de 2010.

Ressocialização: jovens aprendem sobre uso racional de medicamentos

COMPARTILHE:

Anvisa

O Centro de Atendimento Juvenil Especializado (Caje) ganhou importante aliado na luta para convencer jovens do Distrito Federal a utilizarem medicamentos de forma correta. Os profissionais responsáveis por cuidar de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, nestes centros, irão utilizar material didático distribuído pela Anvisa para orientar os jovens sobre os riscos de ingerir medicamentos fora do padrão prescrito pelo médico ou de utilizar produtos medicamentosos para produzir estados alterados de consciência

Os educadores do Caje tomaram essa decisão depois de algumas palestras dos técnicos do Projeto Educação em Vigilância Sanitária (Educanvisa) nos núcleos do Caje em Brasília e no Gama, no final do ano passado. O projeto Educanvisa prepara professores da educação básica de escolas públicas brasileiras e profissionais de vigilância sanitária para abordar, na comunidade escolar e nos ambientes onde atuam, a importância do uso racional de medicamentos e de outros produtos sujeitos à vigilância sanitária.

Dentre os materiais utilizados pelos profissionais do Caje para convencer os jovens sobre os riscos do uso inadequado de medicamentos estão jogos, cartazes e camisetas. Além de testar a capacidade de guardar informações dos adolescentes, com o Jogo da Memória e o Jogo do Tabuleiro, os materiais do kit do Educanvisa são utilizados para entreter os garotos.

O Educanvisa está implantado em 684 escolas públicas em todo o País e abrange um público de 66.125 estudantes. O Projeto, que integra o Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal, foi iniciado pela Anvisa há cinco anos e conta com a parceria dos núcleos de vigilância sanitária dos estados e municípios e das secretarias de educação.


VER MAIS SOBRE: arquivo


Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.