Pular para o conteúdo

Notícias


icone de categorias Notícias icone de data de publicação 2 de março de 2012.

Restrição a emissão de NF-e é adiada para abril

COMPARTILHE:

Fonte: ABAFARMA

A proibição de NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) a contribuintes com irregularidades no Cadesp (Cadastro de Contribuintes do ICMS) a partir de março foi postergada por mais um mês a pedido de entidades empresariais. A medida foi anunciada pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo na última sexta-feira (24). Com isso, os contribuintes terão até o dia 1º de abril para se adaptarem às novas regras.

Como funcionará
Diferente do passado, em que o Fisco apenas verificava a situação cadastral do emissor do documento fiscal responsável pela venda de produtos, a entidade passará a verificar também a situação do destinatário da mercadoria, inviabilizando a emissão do documento fiscal caso seja comprovado a existência de irregularidades no cadastro de qualquer um dos envolvidas na operação.
A emissão da nota fiscal eletrônica poderá ser indeferida pela Fazenda com base no Ajuste Sinief 10/11 do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária), que alterou o Ajuste Sinief 07/05 e estendeu a verificação da regularidade também ao comprador dos produtos.
“Não serão mais aceitas as NF-e emitidas para destinatários paulistas que constarem no Cadesp, sejam elas empresas com inscrição estadual cassada, inativas ou inidôneas”, informa a Sefaz.

Empresas ativas
De acordo com Comunicado CAT nº 05, publicado no Diário Oficial do Estado de 18/2, a NF-e da empresa emissora será autorizada nos casos em que o destinatário for uma empresa ativa, apresentar outra situação cadastral compatível com a aquisição de mercadorias (caso de alguns prestadores de serviços) ou estiver desobrigado de inscrição no Cadesp, como hospitais e bancos, por exemplo.
Lembrando que os contribuintes emitentes poderão consultar a regularidade cadastral dos destinatários na base de dados da Secretaria da Fazenda (pelo WebService) ou pela consulta direta ao Sintegra (Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços).


VER MAIS SOBRE: arquivo


Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.