Pular para o conteúdo

Notícias


icone de categorias Notícias icone de data de publicação 25 de janeiro de 2010.

Rio Grande do Sul tem novos locais de coleta de remédios vencidos

COMPARTILHE:

Zero Hora

Com o objetivo de conscientizar a população a respeito do perigo do descarte incorreto de medicamentos, a rede de farmácias Panvel, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), está realizando a coleta de remédios vencidos na Capital.

Inicialmente, o projeto será desenvolvido em 14 filiais em Porto Alegre, mas haverá expansão para toda a rede, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, ao longo do ano. O Programa Destino Certo busca auxiliar as pessoas quanto à destinação desses produtos, sem poluir o ambiente ou gerar riscos à saúde. Uma das coordenadoras do programa, a farmacêutica da Dimed/Panvel Leonor Pinto Moura, diz que já existe uma demanda muito grande no balcão das farmácias de informações sobre o descarte. "Não é necessário trazer caixa, bula ou cartelas, que podem ser colocadas no lixo seco, apenas os comprimidos em uma embalagem descartável", recomenda.

As unidades também aceitam xaropes (nos próprios vidros) e pomadas (nas bisnagas). As caixas não devem ser levadas para diminuir o volume de material descartado. Leonor adverte que não serão aceitos remédios de hospitais e clínicas.

Em uma campanha promovida pela UFRGS, em 2006, os remédios mais coletados foram analgésicos, antiinflamatórios, anti-reumáticos e antibióticos. Quando jogados no lixo comum, os produtos fora da data de validade podem contaminar a água e o solo. Se ingeridos, podem fazer mal à saúde, levando à intoxicação.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária estuda uma resolução que prevê a possibilidade de as farmácias aceitarem medicamentos vencidos.


VER MAIS SOBRE: arquivo


Logotipo Ascoferj

INFORMA

A Ascoferj informa que estará trabalhando de forma semipresencial no mês de janeiro.

 

Segundas, quartas e sextas: atendimento presencial na sede de 8h às 17h.

Terças e quintas: atendimento remoto de 8h às 17h.

Telefones de todos os setores para contato:

– Financeiro – (21) 98272-2882
– Jurídico – (21) 98097-0092
– Regulatório – (21) 98272-2852
– Comunicação – (21) 98272-2867
– DAC/Cursos – (21) 98399-0146
– Central de Negócios – (21) 98293-1816
– Comercial – (21) 98097-0099

Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.