Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Saiba o que é indispensável para uma gestão bem-sucedida

Profissionais bem treinados fazem com que farmácias e drogarias alcancem os objetivos que estavam planejados.
Saiba o que é indispensável para uma gestão bem-sucedida
Foto: Divulgação

Com alguns anos de estrada liderando empresas e pessoas, um assunto que sempre vem à tona em conversas com outras lideranças empresariais é sobre como produzir mais e melhor e entregar não apenas serviços, mas experiências que fidelizam os clientes.

Leia: O que faz a farmácia vender mais?

Uma coisa que a gente aprende ao estudar a gestão em algumas das organizações bem-sucedidas em todo o mundo é que todas elas investem em pessoas, processos e tecnologia para atingir suas metas e objetivos com velocidade, eficiência e precisão. O segredo é entender a relação entre esses três fatores e saber equilibrá-los para sempre estarem se apoiando mutuamente.

Quando pessoas bem treinadas e talentosas seguem processos que comprovadamente otimizam os procedimentos e o negócio como um todo, e ainda são apoiadas por tecnologia de ponta, abre-se um caminho para as empresas chegarem ao destino tão almejado de alcançar e depois buscar constantemente melhorar a eficiência operacional.

Além disso, ao equilibrar pessoas, processos e tecnologia na gestão, as companhias estarão bem mais preparadas para surpreender seus clientes e se tornar um ótimo lugar para atrair e reter talentos.

A base de tudo

As pessoas são a base de qualquer empresa, principalmente na área de serviços. Com tantas inovações tecnológicas e metodologias de trabalho surgindo ou sendo aperfeiçoadas, mais do que nunca é necessário investir na capacitação das pessoas para lidar com elas. Pessoas qualificadas são fundamentais para alcançar os objetivos da empresa, uma vez que elas trazem conhecimento especializado e habilidades necessárias para solucionar problemas complexos.

Vou dar um exemplo da área de logística, onde tenho grande vivência, mas que cabe para qualquer outro segmento: profissionais qualificados em áreas como análise de dados, Inteligência Artificial e práticas sustentáveis, serão cada vez mais demandados pelas companhias.

Por isso é importante valorizar o desenvolvimento desses profissionais, investindo em treinamentos e programas de capacitação. Isso não só garante a qualidade do trabalho, como também aumenta a satisfação e o engajamento dos colaboradores, melhorando o clima organizacional.

A receita do bolo

Os processos são os procedimentos que orientam o trabalho dentro da empresa. É a sequência de etapas que ocorre para se obter os resultados desejados.

Em qualquer empresa é fundamental contar com processos bem definidos e alinhados, que permitam a realização das atividades de forma eficiente, controlando os custos e garantindo a qualidade do serviço. Para isso, é importante investir em uma gestão de processos eficiente, que permita a identificação de gargalos e a implementação de melhorias contínuas.

Os métodos de gestão podem ser aperfeiçoados por meio de conceitos como: Kaizen, que são melhorias capazes de alavancar fatores competitivos e, ao longo do tempo, ocasionar um grande impacto nos resultados; e Lean, que busca eliminar os desperdícios, em diversos níveis, dentro das empresas. Aliado ao uso de tecnologias, esse método fornece os meios para uma gestão eficiente com foco em garantir uma entrega de máxima qualidade para o cliente final.

A facilitadora

Por fim, a tecnologia é outro aspecto fundamental para uma gestão de sucesso, afinal, ela facilita o gerenciamento das atividades, a comunicação com os parceiros e clientes, além de contribuir para a redução de custos e a melhoria da qualidade do serviço.

Crucial na atual era digital, ela ajuda a otimizar tarefas rotineiras, automatizando-as totalmente ou parcialmente, além de permitir o monitoramento dos processos em tempo real, gerando dados importantes que podem ser integrados ao processo decisório.

Vale lembrar que a Inteligência Artificial (IA) veio para ficar. Seu grande benefício é trazer as informações até as pessoas em vez de as equipes analisarem dados de forma manual. A solução já fará isso e trará insights para melhorias. Já os clientes das empresas poderão, por exemplo, conversar com a IA, para fazer diversos tipos de consultas e simulações, como a previsão de entrega de um produto para um determinado dia e local, rastreamento de entregas, entre diversos outros serviços.

Investir em tecnologia é uma excelente forma de otimizar processos e aumentar a eficiência da empresa.

Misture tudo de forma equilibrada

Investimentos nessas três áreas – pessoas, processos e tecnologia – dão suporte ao crescimento sustentável do negócio.

Leia também: Ressignificação da profissão farmacêutica: quatro dicas para se destacar na área

Um mix harmonizado desses aspectos na gestão certamente aumentará a probabilidade de um sucesso prolongado, mesmo em um cenário macroeconômico turbulento como enfrentamos atualmente. Uma empresa equilibrada e bem gerida levando em conta pessoas, processos e tecnologia tem grandes chances de superar mais facilmente momentos mais difíceis.

*Texto de Antonio Wrobleski, presidente da BBM Logística, que atua com transporte de fármacos.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.