Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Seis passos para o varejista reduzir as perdas e aumentar os lucros neste Natal

Crescimento das perdas nas farmácias e drogarias deve-se ao mix cada vez mais variado e produtos vencidos.
Seis passos para o varejista reduzir as perdas e aumentar os lucros neste Natal
Foto: Divulgação

O Natal está logo aí, e todo o varejo está focado em incrementar suas vendas e recuperar o faturamento até agora. Promoções, campanhas de marketing, novidades; tudo isso está à disposição do consumidor, que deve movimentar ainda mais as lojas nos próximos dias.

Leia: Prepare sua farmácia para as compras de Natal

Entretanto, com aumento do fluxo de pessoas e aumento do estoque nas lojas, é importante que a área de prevenção de perdas esteja envolvida em todas as etapas, avaliando e mitigando os riscos nas operações.

Portanto, algumas ações importantes podem evitar que o seu lucro vá para o ralo. Entre os maiores riscos que precisam de atenção especial do varejista:

1. Preventivo na loja: Todos os colaboradores são agentes de prevenção de perdas e devem praticar o atendimento preventivo para garantir um nível de serviço alto aos consumidores e inibir a prática de furto daqueles que não estão dispostos a pagar pelos produtos.

2. Reposição eficiente: A reposição na área de vendas deve ser eficiente e, principalmente no varejo alimentar, com atenção ao PVPS (primeiro que vence, primeiro que sai), garantindo que o produto que sai do estoque para a área de vendas tem validade próxima. Na exposição do produto, deve-se ter cuidado para organizar seguindo a mesma metodologia.

3. Produtos de alto risco: Todo o processo, desde o recebimento, armazenamento, exposição e venda, deve ser cumprido à risca. Não existe exceção para os PAR durante essa época crítica, onde qualquer falha pode impactar altamente nas perdas de inventário.

4. Operação nos caixas: Aqui deve-se ter muito cuidado, principalmente nas operações de risco, como cancelamentos (principalmente vendas em dinheiro) e descontos. Obedecer a política de autorizações é fundamental, e não é permitido que senhas de uso pessoal e exclusivo, tornem-se comunitárias durante este período, com o pretexto de agilizar as filas. O preço a se pagar no final é maior.

5. Furtos profissionais: Muita atenção para os grupos de pessoas que buscam chamar a atenção dos colaboradores na área de vendas. Nesse momento pode estar acontecendo um enorme furto em sua loja e você nem vai perceber. A ação de todos é fundamental – CFTV e colaboradores – com uma comunicação clara que possibilite cercar e inibir ações dentro da loja.

6. Envolvimento das pessoas: Reúna os colaboradores e reforce a importância não somente de atingir as metas de vendas, mas, também garantir que as perdas sejam controladas e prevenidas durante esse período. Reforce a importância de cada um nessa missão, relembre os números de anos anteriores e o impacto que a perda pode ter no resultado, mesmo com uma venda excepcional.

Leia também: O que faz a farmácia vender mais?

O planejamento e a execução, com uma boa gestão, são fundamentais para que o plano de prevenção de perdas funcione. O único resultado que importa é o lucro. De nada adianta você ter um aumento nas vendas de 20% se, em contrapartida, as perdas aumentarem 40%. Geralmente, o crescimento das perdas na farmácia se deve ao mix cada vez mais variado.

*Texto de Anderson Ozawa, diretor da AOzawa Consultoria, especialista em governança Operacional e Corporativa.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.