É sempre possível descobrir caminhos promissores, mesmo que estejam escondidos em momentos desfavoráveis. Grandes empresários tiveram ideias excepcionais em algum momento de crise. É importante que as pessoas foquem suas energias na solução do problema, pois atrás de cada crise existe uma oportunidade. Cartaxo, coordenador do curso de Administração e de Gestão de Recursos Humanos do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), lista sete dicas para se destacar em momentos de crise.
1. Não se desespere: é com tranquilidade e foco que se pode ter clareza sobre as possibilidades que se apresentam.
2. Aproveite o momento e as oportunidades da crise para alavancar a carreira e buscar uma maior capacitação para se diferenciar no mercado, com cursos tecnológicos ou de especialização.
3. Atualize-se: estude e fique sempre atualizado com as novas tendências da sua área e de áreas correlatas.
4. Ganhe visibilidade: circule e seja visto. Pense em trabalho voluntário em organizações que precisam de conhecimento e habilidades que você já detém.
5. Pesquise o mercado: confira o que as organizações estão precisando e pense na perspectiva de quem pode ser seu futuro sócio ou empregador.
6. Invista em um segundo idioma, melhorando suas habilidades com inglês e espanhol. Elas sempre serão grandes portas de entrada para novas oportunidades dentro e fora do país.
7. Comunique-se: anuncie ao maior número de pessoas e organizações a sua busca por novas oportunidades, assim você maximizará as chances de conectar suas competências com futuros parceiros.
Fonte: UDF