Sete mil Farmácias devem atuar em rede em 2012

Snif Brasil

Num mercado em constante transformação, rigidez no controle sanitário e sob grande interferência governamental, os donos de farmácias chegaram à conclusão de que é preciso unir forças para vencer – com competitividade e diferenciais que lhes possibilitem desbancar a concorrência e conquistar uma clientela cujo poder aquisitivo é cada vez maior e, portanto, mais exigente.

E é pensando nesta realidade que a FEBRAFAR (Federação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias), há 11 anos, vem contribuindo para aperfeiçoar e difundir seu modelo de gestão empresarial: o ASSOCIATIVISMO, que conceitualmente pode ser definido como a iniciativa de reunir um grupo de empresas com o objetivo de superar dificuldades por meio da ajuda mútua, gerando benefícios [econômicos, sociais e/ou políticos] a todo o grupo.

Do agrupamento inicial de 16 associações, em 2000, atualmente a FEBRAFAR congrega 34 redes com atuação em 19 estados do país. “Ainda que nossa capilaridade seja expressiva, pretendemos reunir em torno de sete mil lojas até o final do ano que vem – uma participação de 10% do mercado nacional”, estima o presidente da entidade, Edison Tamascia. “Com o processo de expansão, estamos convictos de que proporcionaremos às nossas redes maior visibilidade; e aos nossos fornecedores parceiros, melhores condições de negociação”, enfatiza ele, assegurando que “todas as farmácias e drogarias com potencial para crescer junto com o nosso grupo serão bem-vindas ao Associativismo”.

Por sua vez, o Diretor-executivo José Abud Neto esclarece que o processo de expansão coordenado pela Febrafar está focado no número de lojas – haja vista a grande oportunidade oferecida pelo país, que reúne 58 mil farmácias independentes e mantém uma economia aquecida. “O Brasil possui 64,5 mil farmácias, das quais cerca de 90% são independentes. Apesar da grande quantidade de lojas, o varejo farma tende a se concentrar em redes. Hoje, reunimos 5.300 farmácias e drogarias. Nossa expectativa é agregar 1.700 lojas até dezembro de 2012. Para atingir esta meta, oferecemos às nossas redes o suporte necessário para que reúnam lojas capazes de acompanhar o desenvolvimento do nosso modelo de negócio [associativismo] e o processo evolutivo do mercado”, afirma.

Cabe destacar que a Febrafar tem auxiliado as redes associadas por meio de materiais de apoio e ações de marketing, mas cada associação possui estratégias próprias para prospectar farmácias de sua região com perfil e potencial para agregar valor ao grupo. Neto explica algumas ações já implantadas. “Primeiramente, fizemos um levantamento quanto ao número de lojas instaladas nas localidades onde nossas redes ainda não atuam, considerando os principais municípios do entorno [raio de 100km] da central administrativa de cada rede. De posse do estudo, encaminhamos a cada rede o panorama de sua região, para que então os profissionais responsáveis pela captação de lojas [consultores de expansão] tenham subsídios para dar início aos trabalhos em campo”.

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