Foi apresentado pelo Sincofarma/SP, na tarde desta terça-feira (25), o Telefarma24, sistema por meio do qual o farmacêutico consegue atender virtualmente os pacientes que buscam a assistência farmacêutica. O evento foi ministrado por Verônica Soares, farmacêutica bioquímica que apresentou o conceito de telessaúde, e Marcos Bettencourt, da DOC24, que deu detalhes sobre o produto.
O evento contou com o apoio da Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj) e do Sindicado do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos no Estado do Rio Grande do Sul (Sinprofar-RS).
Telessaúde
O Telefarma24 foi idealizado após a aprovação da Lei Federal nº 13.989/2020, que autorizou o uso da telemedicina durante a pandemia da Covid-19. A partir dessa premissa, o setor de saúde, de modo geral, teve a chance de fortalecer e renovar a prestação dos cuidados em saúde em todo o Brasil por meio do uso da tecnologia.
Com isso, o termo telessaúde veio à tona, com o objetivo de fornecer suporte clínico, superar as barreiras geográficas, usar as tecnologias de informação e comunicação e melhorar os resultados de saúde. No caso das farmácias, deve ser feito sempre pelo profissional farmacêutico.
Temporalidade do atendimento remoto
Este ano, a Anvisa publicou a Nota Técnica nº 6/21, com orientações para as farmácias durante o período da pandemia. Nela, há autorização para o uso de estratégicas tecnológicas para prestação de serviços de assistência a pacientes com doenças crônicas e gerenciamento de medicamentos. A partir disso, os farmacêuticos, por estarem dentro de uma sala de serviços farmacêuticos, terão a oportunidade de realizar teleconsultas.
André Bedran, consultor jurídico do Sincofarma/SP, e Gustavo Semblano, advogado da Ascoferj, explicaram que, assim como certamente acontecerá com a telemedicina pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), a tendência é que as teleconsultas em estabelecimentos farmacêuticos também sejam regulamentadas após o fim da emergência em saúde causada pelo coronavírus.
“Precisamos fazer o paciente entender que o atendimento, embora virtual, é sério. Mostrar empatia, acolhimento e profissionalismo é importante. É preciso que haja um treinamento para que o farmacêutico saiba como se posicionar, se portar – muitos precisarão passar por uma capacitação, pois estão acostumados com o atendimento presencial”, comentou Verônica.
Telefarma24
Uma opção para realizar esse atendimento online é o sistema Telefarma24, desenvolvido pela DOC24, líder nacional e internacional em telemedicina, adaptado para a realização do serviço nas farmácias em parceria com o Sincofarma.
Até o momento, a ferramenta pode ser utilizada somente pela internet, mas o próximo passo é ser transformada em aplicativo também. “A DOC24 é uma empresa que trabalha com instituições sérias, como a Beneficência Portuguesa, na telemedicina. Além disso, respeitamos muito a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), por isso estamos prontos para auxiliar o varejo farmacêutico”, informou Marcos.
No sistema, o farmacêutico encontra o registro de todas as suas consultas, dados dos pacientes, incluindo quais medicamentos ele faz uso, e informações sobre as queixas que ele apresentou. Pode ser acoplado no sistema de SAC ou e-commerce da empresa, facilitando o acesso da população ao serviço.
Veja também: Linx e DB1 desenvolvem primeiro aplicativo em SaaS para farmácias