Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Sindusfarma quer mudanças em leis que tratam do destino de medicamentos vencidos

O Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma) propôs nesta quarta-feira, 28, em evento promovido pelo Estado e pela Fecomércio sobre resíduos sólidos, modificações nos preceitos da lei que tratam da destinação correta para medicamentos vencidos ou não usados mais. Lauro Moretto, vice-presidente executivo do Sindusfarma, sugeriu que haja diferenciação entre os diversos tipos de medicamento e o destino que deve ser dado a eles. Em proposta enviada ao Ministério do Meio Ambiente de acordo setorial, Moretto disse que foi sugerido que se considere seis grupos de substâncias classificadas como mais perigosas ao ambiente e à saúde da população para que recebam uma logística pontual. "Para elas (substâncias) teríamos a verdadeira logística. Os outros remédios poderiam ter um tratamento mais simples. Por exemplo, é necessário retornar comprimidos de vitamina C, como se fosse risco para as pessoas? Uma laranja ou limão que cai no chão vai contaminar o ambiente ou por em risco as pessoas ou os animais?", indagou Moretto. O vice-presidente do Sindusfarma também colocou nessa situação os produtos contendo extratos de plantas medicinais. "Se fossem perigosos, a Amazônia estaria perdida. Eles são biodegradáveis, sofrem decomposição natural", explicou. Do outro lado, Moretto afirma que, para o que for perigoso, haveria pontos de coleta e depois o material seguiria para uma rota de destruição. "Não tem outro fim se não incineração." Ele questionou também o plano de deixar nas farmácias caixinhas para a coleta de remédios. Moretto contou que um plano piloto mostrou que o retorno foi pequeno e que muita gente acabou usando a caixa como lixeira. "Talvez fosse melhor fazer campanhas de grandes coletas de tempos em tempos. O volume do que está em domicílio e que não tem como recuperar – é pequeno. Poderíamos fazer modelos de campanha como nos Estados Unidos, onde a cada dois anos há campanha para coleta.   Fonte: Portal O Estado de S.Paulo

Compartilhe:
Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.