fbpx
Pular para o conteúdo

Notícias


icone de categorias Notícias icone de data de publicação 2 de julho de 2009.

Sociedade Brasileira de Dermatologia realiza I Simpósio Nacional de Terapia Celular e Engenharia Tecidual

COMPARTILHE:

Approach

Reconhecidos nomes da Medicina estarão reunidos no dia 04 de julho, em São Paulo, em palestras sobre as bases celulares e moleculares das células-tronco, terapia celular e engenharia tecidual

A Sociedade Brasileira de Dermatologia realiza, no dia 4 de julho, na Fecomércio, em São Paulo, o I Simpósio Nacional de Terapia Celular e Engenharia Tecidual. O evento, que receberá médicos de todo o país, debaterá a utilização das células-tronco em diversas especialidades da Medicina e promoverá uma atualização sobre a utilização da terapia celular e suas perspectivas promissoras de tratamento na Dermatologia.

O simpósio será dividido em três módulos: Bases Celulares e Moleculares das Células-Tronco; Terapia Celular; e Engenharia Tecidual. Palestras discutirão como as células-tronco e as células normais do indivíduo podem tratar doenças e, até mesmo, atuar no rejuvenescimento. De acordo com o Dr. Omar Lupi, presidente da SBD, a terapia celular traz muitas perspectivas promissoras no campo da Dermatologia. “Não apenas para questões que envolvem o rejuvenescimento da pele, mas também para o tratamento de doenças e lesões”, ressalta. A Dra. Paula Dadalti Granja, que coordena o evento, complementa que a escolha dos temas tem o objetivo de trazer a máxima atualização dos conceitos sobre as células-tronco, incluindo suas possíveis fontes e restrições. “A partir daí, vamos compor um panorama da utilização dessas células com abordagens terapêuticas promissoras tanto na Dermatologia como na Cirurgia Plástica”, adianta a dermatologista.

À frente das palestras, que terão formato dinâmico e duração de aproximadamente 20 minutos cada, estarão médicos conceituados como o Dr. Radovan Borojevic, professor da UFRJ, que faz a conferência magistral sobre terapia celular e engenharia tecidual; a Dra. Neide Kalil, que aborda as perspectivas do uso das células-tronco em Dermatologia; e o Dr. Omar Lupi, presidente da SBD, cuja palestra terá como tema as restrições ao uso das células-tronco.

Já no bloco sobre Terapia Celular, a primeira palestra aborda o seguinte tema: célula-tronco obtida a partir do tecido subcutâneo, ministrada pelo Dr. Ithamar Stocchero. A segunda aula do bloco será dada pela Dra. Adriana Invitti, que aborda a terapia celular customizada. Já a Dra. Lydia Masako Ferreira fala sobre a célula-tronco e a terapia celular em cirurgia plástica.

O último bloco do simpósio, denominado Engenharia Tecidual, também está repleto de temas interessantes, como as células epiteliais obtidas a partir das células-tronco de cordão umbilical, com palestra da Dra. Janaína Machado; o uso das células mesenquimais e mononucleares no reparo ósseo, com palestra do Dr. Alex Balduíno; e a terapia celular na angina refratária, com aula do Dr. Nelson Hossne.

Evento: I Simpósio Nacional de Terapia Celular e Engenharia Tecidual da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)
Data: Sábado, 04 de julho de 2009
Local: Fecomércio/SP – Rua Plínio Barreto, 285 – Bela Vista, São Paulo.
Hora: das 13h15 às 18h35


VER MAIS SOBRE: arquivo


Logotipo Ascoferj

INFORMA

A Ascoferj informa que está em regime semipresencial.

Segundas, quartas e sextas: atendimento presencial, das 12h às 17h
Terças e quintas: atendimento remoto, das 8h às 17h.

Telefones de todos os setores para contato:

– Financeiro – (21) 98272-2882
– Jurídico – (21) 98097-0092
– Regulatório – (21) 98272-2852
– Comunicação – (21) 98272-2867
– DAC/Cursos – (21) 98399-0146
– Central de Negócios – (21) 98293-1816
– Comercial – (21) 98097-0099
– Relacionamento – (21) 98145-2036

Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.
×