Tecnologia domina a pauta no 1º dia de Future Trends

A abertura da 5ª edição do Future Trends, evento da Abrafarma, destacou os principais desafios e tendências do setor, entre eles, a tecnologia e a inovação para impactar positivamente a saúde dos brasileiros.

Questões como desoneração do setor, ICMS zero sobre medicamentos, expansão das redes, testes laboratoriais remotos e baixa adesão ao tratamento pelo paciente foram citadas por Eugênio De Zagottis, presidente do Conselho Diretivo da Abrafarma, durante a abertura do evento.

Ao longo do dia, diversas palestras – nacionais e internacionais – ocuparam a manhã e a tarde dos congressistas. Segundo Sérgio Mena Barreto, CEO da Abrafarma, o Future Trends, atualmente, é o maior evento do setor farmacêutico da América Latina, com mais de três mil participantes.

Abrafarma em números

A Abrafarma reúne 24 grandes redes de todo o Brasil. Nos últimos 12 meses, elas faturaram R$ 45,47 bilhões, um crescimento de 9,38%. Foram R$ 2,35 bilhões de unidades comercializadas e 886 milhões de atendimentos.

Em número de lojas, as redes da Abrafarma possuem, ao todo, 7.300 lojas, que representam 45% do mercado varejista. Em vendas anuais, são R$ 6 milhões por ponto de venda, contra os R$ 600 mil de uma farmácia independente, em média.

Esses números e outros números foram divulgados por Mena Barreto numa coletiva para a imprensa na manhã desta terça-feira (04/09), acompanhada pela Revista da Farmácia e outros veículos de comunicação.

Tendências para os próximos anos

O CEO da Abrafarma falou sobre três grandes revoluções no varejo farmacêutico global. A primeira delas é a revolução da conectividade. São 240 milhões de celulares no Brasil, sendo 138 milhões smartphones. “O Brasil é o segundo país mais conectado no mundo, perdendo apenas para a Argentina”, disse Mena Barreto, fazendo referência ao fato de que essa conectividade está mudando a forma como a farmácia se relaciona com seus clientes.

A segunda revolução é a internet das coisas. Grandes investimentos tecnológicos têm sido feitos na área da saúde. Um exemplo é o Apple Watch, um relógio que, entre outras funcionalidades ligadas à saúde, é capaz de medir a glicose do paciente sem furar a ponta do dedo. Outra novidade é a pulseira que prevê minutos antes que a pessoa terá uma crise epiléptica.

Por último, citou a revolução do cliente empoderado, que pesquisa, lê, conversa em redes sociais antes de tomar sua decisão. “Já são mais de 165 mil aplicativos de saúde, milhares de dispositivos eletrônicos e milhões de páginas de conteúdo na internet”, destacou o executivo da Abrafarma.

Mena Barreto aponto ainda outros exemplos das tendências que se aproximam. Nos Estados Unidos, a telemedicina já é uma realidade. Por aqui, a Rede Vale Verde é uma farmácia sem balcão e a Panvel, que já chegou a São Paulo, inaugurou uma loja virtual numa estação de trem em Curitiba.

Os serviços farmacêuticos continuam em alta e se apresentando com uma tendência nos próximos anos, mas foi a tecnologia a grande estrela do dia. É ela quem vai possibilitar serviços em qualquer lugar e a qualquer hora. Telefarmácia, multicanais de venda, uso de drones para entrega de produtos, pagamentos móveis, mensagens inteligentes e individualizadas e e-commerce são alguns dos assuntos que dominaram as palestras do dia.

“A tecnologia gera oportunidade para desenvolver uma nova relação com o cliente”, disse Mark Cullen, CEO da Mscripts, líder em prover soluções mobile para farmácias nos Estados Unidos.

O dia foi encerrado com a experiência bem-sucedida da Magazine Luiza, com o LuizaLabs, o laboratório de tecnologia e inovação da empresa. A diretora de Produtos Digitais, Leila Nakashima, compartilhou a experiência da marca com a venda por multicanais.

Fonte: Revista da Farmácia

Foto de Viviane Massi
Viviane Massi
Jornalista especializada em Varejo Farmacêutico, área em que atua há 15 anos.
Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Renovação é obrigatória para todos os estabelecimentos credenciados, inclusive aqueles com conexão suspensa ou em fase de monitoramento....
Justiça considerou ilegal a exigência do documento para farmácias, drogarias e distribuidoras....
Setor de alimentos para fins especiais também apresenta alta no consumo de concentrados de proteínas e em contratações...
Nova unidade oferece um amplo mix de produtos, com destaque para cosméticos e perfumaria....
Em entrevista à Ascoferj, Gilberto Sartori, fundador da rede, relembra o início da rede e destaca projetos para o segundo semestre de 2025....
Empresas que se destacam são aquelas que sabem equilibrar inovação tecnológica com a humanização no atendimento ao cliente....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição

Comunicado importante

Informamos que, devido aos feriados nacionais, nos dias 18 e 21, e ao feriado estadual, no dia 23 de abril, a Ascoferj não funcionará. No dia 22 de abril, o atendimento será realizado de forma remota, das 9h às 17h.

👉🏼 As atividades serão retomadas de forma presencial na quinta-feira, dia 24, a partir das 8h.