Tecnologia domina a pauta no 1º dia de Future Trends

20180904_104523_resized (1)

A abertura da 5ª edição do Future Trends, evento da Abrafarma, destacou os principais desafios e tendências do setor, entre eles, a tecnologia e a inovação para impactar positivamente a saúde dos brasileiros.

Questões como desoneração do setor, ICMS zero sobre medicamentos, expansão das redes, testes laboratoriais remotos e baixa adesão ao tratamento pelo paciente foram citadas por Eugênio De Zagottis, presidente do Conselho Diretivo da Abrafarma, durante a abertura do evento.

Ao longo do dia, diversas palestras – nacionais e internacionais – ocuparam a manhã e a tarde dos congressistas. Segundo Sérgio Mena Barreto, CEO da Abrafarma, o Future Trends, atualmente, é o maior evento do setor farmacêutico da América Latina, com mais de três mil participantes.

Abrafarma em números

A Abrafarma reúne 24 grandes redes de todo o Brasil. Nos últimos 12 meses, elas faturaram R$ 45,47 bilhões, um crescimento de 9,38%. Foram R$ 2,35 bilhões de unidades comercializadas e 886 milhões de atendimentos.

Em número de lojas, as redes da Abrafarma possuem, ao todo, 7.300 lojas, que representam 45% do mercado varejista. Em vendas anuais, são R$ 6 milhões por ponto de venda, contra os R$ 600 mil de uma farmácia independente, em média.

Esses números e outros números foram divulgados por Mena Barreto numa coletiva para a imprensa na manhã desta terça-feira (04/09), acompanhada pela Revista da Farmácia e outros veículos de comunicação.

Tendências para os próximos anos

O CEO da Abrafarma falou sobre três grandes revoluções no varejo farmacêutico global. A primeira delas é a revolução da conectividade. São 240 milhões de celulares no Brasil, sendo 138 milhões smartphones. “O Brasil é o segundo país mais conectado no mundo, perdendo apenas para a Argentina”, disse Mena Barreto, fazendo referência ao fato de que essa conectividade está mudando a forma como a farmácia se relaciona com seus clientes.

A segunda revolução é a internet das coisas. Grandes investimentos tecnológicos têm sido feitos na área da saúde. Um exemplo é o Apple Watch, um relógio que, entre outras funcionalidades ligadas à saúde, é capaz de medir a glicose do paciente sem furar a ponta do dedo. Outra novidade é a pulseira que prevê minutos antes que a pessoa terá uma crise epiléptica.

Por último, citou a revolução do cliente empoderado, que pesquisa, lê, conversa em redes sociais antes de tomar sua decisão. “Já são mais de 165 mil aplicativos de saúde, milhares de dispositivos eletrônicos e milhões de páginas de conteúdo na internet”, destacou o executivo da Abrafarma.

Mena Barreto aponto ainda outros exemplos das tendências que se aproximam. Nos Estados Unidos, a telemedicina já é uma realidade. Por aqui, a Rede Vale Verde é uma farmácia sem balcão e a Panvel, que já chegou a São Paulo, inaugurou uma loja virtual numa estação de trem em Curitiba.

Os serviços farmacêuticos continuam em alta e se apresentando com uma tendência nos próximos anos, mas foi a tecnologia a grande estrela do dia. É ela quem vai possibilitar serviços em qualquer lugar e a qualquer hora. Telefarmácia, multicanais de venda, uso de drones para entrega de produtos, pagamentos móveis, mensagens inteligentes e individualizadas e e-commerce são alguns dos assuntos que dominaram as palestras do dia.

“A tecnologia gera oportunidade para desenvolver uma nova relação com o cliente”, disse Mark Cullen, CEO da Mscripts, líder em prover soluções mobile para farmácias nos Estados Unidos.

O dia foi encerrado com a experiência bem-sucedida da Magazine Luiza, com o LuizaLabs, o laboratório de tecnologia e inovação da empresa. A diretora de Produtos Digitais, Leila Nakashima, compartilhou a experiência da marca com a venda por multicanais.

Fonte: Revista da Farmácia

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Logotipo Ascoferj

COMUNICADO

Devido à contaminação de parte de nossa equipe de colaboradores com Covid-19, voltaremos temporariamente ao trabalho home office. Caso necessite de algum atendimento, entre em contato com os departamentos pelos números e e-mails abaixo, sempre entre 8h e 17h.

– Financeiro – (21) 98272-2882 / financeiro@ascoferj.com.br
– Jurídico – (21) 98097-0092 / departamentojuridico@ascoferj.com.br
– Regulatório – (21) 98272-2852 / regularizacao@ascoferj.com.br
– Comunicação – (21) 98272-2867 / comunicacao@ascoferj.com.br
– DAC/Cursos – (21) 98399-0146 / dac@ascoferj.com.br
– Central de Negócios – (21) 98293-1816 negociacao@ascoferj.com.br
– Comercial – (21) 98097-0099 / comercial@ascoferj.com.br

Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.
×