A Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) divulgou que houve um aumento no número de casos de Covid-19 diagnosticados por testes rápidos em farmácias. Na semana de 25 e 31 de janeiro, foram registrados 31.349 resultados positivos, o equivalente a 20% de todas as testagens.
Em relação à semana anterior, apenas Ceará, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rio de Janeiro e Roraima apresentaram queda ou estagnação no percentual de infectados. O Amazonas segue em situação crítica, passando de 32,09% de casos identificados para 33,33%.
Sergio Mena Barreto, CEO da Abrafarma, recomenda às autoridades de saúde que ampliem o alerta para Bahia e Pernambuco: “A Bahia ultrapassou pela primeira vez a casa dos 20% (de testes positivos), enquanto Pernambuco vê seus percentuais de confirmações aumentarem por sete semanas consecutivas”. Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande Sul também preocupam.
Desde 28 de abril de 2020, quando começaram os testes em farmácias, foram realizados 2,71 milhões, com 440.695 positivos (16%).
Veja também: Ascoferj faz apelo à Secretaria de Saúde do Rio para vacinação em farmácias
Fonte: Revista da Farmácia