Tratamento contra HIV ganha tecnologia de produção nacional

Blanver disponibiliza tratamento de HIV para SUS
Foto: Divulgação
Blanver disponibiliza tratamento de HIV para SUS
Foto: Divulgação

Desde o último dia 24 de março, o sistema Único de Saúde (SUS) passou a disponibilizar o Dolutegravir (versão 50 mg com comprimidos revestidos), para tratamento de HIV, com produção 100% brasileira. Devido à disponibilidade, uma economia em torno de R$ 80 milhões é esperada aos cofres do governo.

O fornecimento do antiviral é resultante de uma Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) entre a Blanver Farmoquímica e Farmacêutica e o Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco (Lafepe), vinculado ao governo estadual e que mantém convênio com o Ministério da Saúde. No acordo estão previstos 79,5 milhões de comprimidos em escala nacional até o fim do ano.

“Mais do que preencher uma demanda premente de saúde, vamos reduzir a vulnerabilidade do SUS com a produção verticalizada e fomentar as estratégias de combate ao vírus”, afirma o CEO da Blanver, Sérgio Frangioni.

A PDP contempla também a transferência de tecnologia e produção dentro de um cronograma que se estenderá pelos próximos cinco anos. Na primeira etapa, a Blanver entrega o medicamento acabado ao Lafepe. Em 2026, o laboratório pernambucano já terá domínio sobre todo o processo produtivo do medicamento. As empresas CYG Biotech, parte da Blanver, e Nortec Química nacionalizam o IFA.

O diretor comercial do Lafepe, Djalma Dantas, comenta sobre a parceria: “Esse medicamento de primeira linha representa um importante avanço na luta contra o vírus, na medida em que agrega tecnologia para o laboratório e nos permite atender com ainda mais eficácia os protocolos do Ministério da Saúde.

Veja também: Prati-Donaduzzi lança primeira calculadora digital de Canabidiol do Brasil

Fonte: Revista da Farmácia

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.
×