Três em cada dez mulheres que usam contraceptivos orais têm comorbidade, aponta estudo da Organon

Mulheres que usam contraceptivo desenvolvem comorbidades
Foto: iStock
Mulheres que usam contraceptivo desenvolvem comorbidades
Foto: iStock

Um estudo encomendado pela farmacêutica Organon, especializada em saúde feminina, apresentou um raio-x das usuárias de pílulas anticoncepcionais no Brasil. Realizada com 1.005 mulheres, com média de 32 anos, a pesquisa revelou que aproximadamente três em cada dez usuárias de contraceptivos orais possuem alguma comorbidade.

Endometriose é recorde de casos

A endometriose foi uma das patologias mais citadas por elas. De acordo com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), a doença atinge uma a cada dez brasileiras. Alguns dos sintomas podem ser dor pélvica crônica e desconforto durante a relação sexual.

“Apesar da alta ocorrência de endometriose, as opções atuais de tratamento não estão abordando adequadamente os sintomas dolorosos e desafiadores das mulheres que vivem com esse transtorno”, diz Sandra Milligan, chefe global de Pesquisa & Desenvolvimento da Organon.

O que é a doença

Até 50% das mulheres em idade reprodutiva podem ser impedidas de engravidar devido à endometriose. Pensando em reverter esse quadro, a Organon adquiriu recentemente a Forendo Pharma, empresa voltada para o desenvolvimento de novos tratamentos para a saúde da mulher, incluindo um tratamento inovador para a doença – que já está em fase de avaliação da segurança.

Caracterizada pela presença de tecido endometrial fora do útero, a doença tem um diagnóstico difícil quando alguns exames específicos, como a ressonância magnética da pelve, não são realizados. Além disso, boa parte das mulheres só descobrem a doença quando estão tentando engravidar.

Veja também: TheraSkin tem programa de conscientização sobre efeitos do tratamento do câncer

Fonte: Revista da Farmácia

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Logotipo Ascoferj

COMUNICADO

A Ascoferj convida a todos para sua Assembleia Geral Ordinária (AGO), que acontece no dia 18 de maio de 2022, a partir de 14h. A participação pode ser remota ou presencial.

Descubra os temas da pauta e como participar na matéria: https://ascoferj.com.br/noticias/ascoferj-convida-para-assembleia-geral-ordinaria/

Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.
×