Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Três formas eficazes de reduzir riscos de ações trabalhistas

Compliance Trabalhista diminui os acidentes de trabalho e melhora a produtividade; consequentemente, beneficia a lucratividade.
Três formas eficazes de reduzir riscos de ações trabalhistas
Foto: Divulgação

A pandemia da Covid-19 se foi, mas deixou ensinamentos pelo caminho. Segundo levantamento do Tribunal Superior do Trabalho (TST) entre o primeiro ano da doença (2020) até meados de março de 2021, foram registradas 23.938 ações trabalhistas nas Varas do Trabalho com o assunto Covid-19. No entanto, apesar de o enfrentamento à doença ter cessado, as ações trabalhistas em São Paulo, na área do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2), seguiram em alta, com aumento de 12% em 2022, para um total de 331.386.

Leia: Seis passos para construir uma equipe de alta performance

Esse tipo de situação ocorre porque não há, em diversas empresas, a conformidade com as leis trabalhistas, condição extremamente essencial para evitar riscos jurídicos. Ao investir na gestão e adequação às leis dentro da sua empresa, você estará construindo uma base sólida para a prevenção de riscos jurídicos e criando uma cultura organizacional baseada na ética e na conformidade.

Logo, para estar alinhado com o que é necessário, separamos três formas eficazes pelas quais o Compliance Trabalhista pode ajudar a reduzir os riscos de ações trabalhistas. Confira:

1. Elaboração de um código de conduta: Um código de conduta claro e abrangente é a base para estabelecer as expectativas de comportamento no ambiente de trabalho. Ao desenvolver um código de conduta robusto, a farmácia define diretrizes claras sobre o cumprimento das leis trabalhistas, criando um ambiente ético e reduzindo os riscos de ações judiciais.

2. Treinamento da equipe e conscientização: Investir em treinamento regular da equipe é crucial para garantir que todos os colaboradores estejam cientes das leis e regulamentos trabalhistas. Ao educar e conscientizar a equipe sobre a importância do cumprimento das regras, a farmácia cria uma cultura de conformidade e reduz significativamente os riscos de violações trabalhistas. A mudança de cultura da empresa é uma das grandes dificuldades enfrentadas pelas empresas, por isso a importância da conscientização de todos.

3. Fiscalização e aplicação de punições: A implementação eficaz do Compliance Trabalhista inclui a adoção de mecanismos de fiscalização para garantir o cumprimento das regras estabelecidas. Realizar auditorias regulares, monitorar o cumprimento das políticas internas e aplicar punições adequadas quando necessário são medidas fundamentais para reduzir os riscos de ações trabalhistas.

Investir em uma equipe de Compliance Trabalhista é uma estratégia inteligente para reduzir os riscos de ações trabalhistas e garantir um ambiente de trabalho ético e em conformidade com as leis. A elaboração de um código de conduta, o treinamento da equipe e a conscientização sobre a importância do cumprimento das regras, juntamente com a fiscalização adequada e a aplicação consistente de punições, são as bases para manter sua empresa dentro das leis de forma eficaz.

Leia também: 190 Integrado: câmeras da farmácia integradas ao sistema da Polícia Militar

Ao implementar essa estratégia, as empresas poderão fortalecer sua reputação, evitar litígios e proteger seus colaboradores. Além disso, a conformidade com as leis trabalhistas promove um ambiente de trabalho saudável, motivador e respeitoso, contribuindo para o crescimento e o sucesso a longo prazo da organização.

Portanto, não subestime o poder do Compliance Trabalhista. Invista na criação de um código de conduta sólido, treine sua equipe adequadamente, fiscalize o cumprimento das regras e aplique punições quando necessário. Lembre-se: melhor prevenir do que indenizar!

*Texto de Flavia de Castro, advogada e sócia da RGL Advogados e especialista em Prevenção de Riscos Trabalhistas.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.