Recentemente, a revista norte-americana WWD Beauty Inc. trouxe a sua tradicional lista com as 100 maiores empresas de beleza do mundo por vendas. E, ao contrário do que normalmente acontece, com mudanças de posições no topo do ranking. Com vendas de US$ 20,7 bilhões, a Unilever assumiu a vice-liderança, uma posição que era ocupada pela norte-americana P&G desde 1997. A liderança foi ocupada pela L’óreal. A estratégia global da Unilever tem sido a de fortalecer seus negócios na área de higiene pessoal. Nos últimos três anos, a empresa adquiriu a marca de produtos profissionais TIGI, a Alberto Culver, dona de marcas como Tresséme, Nexxus e St. Yves, as marcas de beleza da Sara Lee, além da russa Kalina. A Natura é a empresa latino-americana mais bem posicionada no ranking, ocupando a 16º posição. A peruana Belcorp aparece em 24º. O Grupo Boticário, Hypermarcas e Niely também marcam presença na lista. Das 100 empresas listadas, 54 possuem operações ou marcas distribuídas oficialmente no Brasil. No total, a receita conjunta das empresas listadas avançou 2,8%, superando a barreira dos US$ 200 bilhões. Dezessete países estão representados no levantamento, que leva em conta apenas as vendas de produtos para a pele, cabelos, maquiagem, banho, perfumes, desodorantes e preparações de barbear. As vendas de sabonete em barra, produtos para higiene bucal e descartáveis, não são consideradas. Fonte: Cosmética News