Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Varejo brasileiro fecha ano com crescimento de 5,9%

Guia da Farmácia

Vendas crescem 9,1% em dezembro na comparação anual

Os números divulgados nesta manhã pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que as vendas do varejo brasileiro avançaram 9,1% em dezembro em relação ao mesmo mês do ano passado, fazendo com que o setor fechasse 2009 com alta de 5,9% em relação a 2008. "Pelo sexto ano consecutivo, o varejo teve crescimento acima do PIB", comenta Luiz Goes, sócio-sênior e diretor da GS&MD – Gouvêa de Souza, consultoria especializada em varejo e distribuição. O resultado do varejo em 2009 ficou dentro das expectativas da empresa, entre 5,5% e 6%.

O segmento de Hiper, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo teve mais uma vez um crescimento acima da média do varejo, com expansão de 9,7% em dezembro e 8,3% em 2009. O segmento do varejo com o melhor desempenho no ano foi o de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, cujas vendas avançaram 10,7% em dezembro, acumulando no ano uma expansão de 11,8%. Equipamentos e Materiais para Escritório, Informática e Comunicação, categoria que inclui celulares e computadores e vem sendo nos últimos anos um dos segmentos de maior expansão, teve em dezembro um crescimento de 3,7%, fechando o ano em +10,6%.

Entre os segmentos mais dependentes de crédito, os números de dezembro também foram bastante positivos. Em Móveis e eletrodomésticos, as vendas avançaram 13,2%, no sexto mês consecutivo de alta nas vendas, e o resultado acumulado do ano ficou positivo em 2,1%.

Compartilhe:
Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.