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Um estudo encomendado pela Ascoferj à Close-up International, responsável por auditar o varejo farmacêutico brasileiro, mostra detalhes da performance das farmácias e drogarias no Estado do Rio de Janeiro.
Mercado total
Nos 12 meses móveis terminados em dezembro de 2021, houve crescimento de 32,2% no faturamento dos estabelecimentos em relação ao mesmo período do ano anterior, chegando a R$ 11,3 bilhões. Desse total, as grandes redes representam 51,7%, seguidas das farmácias independentes, com 30,9%, das redes associativistas, com 7,9%, das médias redes, com 5,2% do mercado, e das pequenas redes, com participação de 3,7%. As conveniadas tiveram o menor crescimento no ano, com pouco mais de 0%.
O resultado estabelece o Estado do Rio de Janeiro como o segundo maior mercado do Brasil, com representatividade de 11,6%, ficando atrás apenas de São Paulo, que movimentou R$ 23,6 bilhões, 24,1% do total.
Independentes
Na análise do subcanal “farmácias independentes”, nota-se que o faturamento foi de R$ 3,5 bilhões, um aumento de 32,3% na comparação com os 12 meses de 2020. Os produtos que mais contribuíram para esse resultado foram os de marca (38,1%), seguidos pelos não medicamentos (26,3%), genéricos (17,3%), exclusivos (110,1%) e de trade (8,2%). Das 5.157 lojas, 4.531 são de pequeno porte e 626 de média ou alta performance.
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