Vendas no varejo devem ter retomada somente em dezembro, diz PROVAR

Em relatório, no início de fevereiro, o Banco Central divulgou uma previsão de baixa na taxa básica de juros, Selic, de 9,75% para 9,50% ao ano até o fim de 2017.

Em relatório, no início de fevereiro, o Banco Central divulgou uma previsão de baixa na taxa básica de juros, Selic, de 9,75% para 9,50% ao ano até o fim de 2017. Para a inflação, a previsão é que haja também uma redução significativa nos próximos meses, encerrando o ano abaixo de 10%. As quedas, porém, ainda não podem ser sentidas pelo consumidor. De acordo com especialistas, a mudança só poderá ser efetivamente percebida entre setembro e outubro deste ano. Por este motivo, as vendas no varejo devem ser retomadas somente a partir de dezembro, ainda com uma pequena melhora no cenário.

“A queda da inflação facilita a recuperação da renda real, o que estimula, por si só, o consumo. Isso especialmente porque notamos uma redução expressiva dos preços em setores de importância, como o de alimentos. Isso beneficia pessoas com menor poder aquisitivo. O ano de 2017 será mais positivo do que 2016 para o varejo brasileiro. No entanto, será uma pequena melhora, ou seja, uma evolução lenta e gradativa, afirma Claudio Felisoni de Angelo, presidente do conselho do PROVAR – Programa de Administração de Varejo da FIA.

Desde 2015, o varejo brasileiro tem sentido fortes impactos com a diminuição do consumo em diversos setores, sendo os mais atingidos os de bens duráveis – por dependerem de altos juros e concessão de crédito. Os menos atingidos, porém, foram os associados a farmácias, drogarias e cuidados pessoais. Com a baixa dos juros e inflação a perspectiva para 2018 o de cenário é mais positivo com consumidores mais confiantes.

“O problema maior é que nos acostumamos a uma situação irreal, ou seja, um crescimento do consumo anabolizado. As condições presentes denotam que antes de melhorar, a situação ainda deve piorar um pouco. O desemprego continuará crescendo, porém mais lentamente afirma o Presidente do Conselho do PROVAR. “A recuperação da economia e, por consequência, do varejo, virá gradativamente e por meio da retomada dos investimentos. A expansão do consumo mais significativa, virá posteriormente. Porém, isto leva tempo”, finaliza Felisoni.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Provar

Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Renovação é obrigatória para todos os estabelecimentos credenciados, inclusive aqueles com conexão suspensa ou em fase de monitoramento....
Justiça considerou ilegal a exigência do documento para farmácias, drogarias e distribuidoras....
Setor de alimentos para fins especiais também apresenta alta no consumo de concentrados de proteínas e em contratações...
Nova unidade oferece um amplo mix de produtos, com destaque para cosméticos e perfumaria....
Em entrevista à Ascoferj, Gilberto Sartori, fundador da rede, relembra o início da rede e destaca projetos para o segundo semestre de 2025....
Empresas que se destacam são aquelas que sabem equilibrar inovação tecnológica com a humanização no atendimento ao cliente....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição

Comunicado importante

Informamos que, devido aos feriados nacionais, nos dias 18 e 21, e ao feriado estadual, no dia 23 de abril, a Ascoferj não funcionará. No dia 22 de abril, o atendimento será realizado de forma remota, das 9h às 17h.

👉🏼 As atividades serão retomadas de forma presencial na quinta-feira, dia 24, a partir das 8h.