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Web vira alternativa na hora de marcar consulta

Fonte: Valor Econômico

A falta de tempo é um assunto recorrente nas conversas que a secretária-executiva Telma Sabino costuma ter com as amigas mais próximas. Em um desses encontros, depois de reclamar que mal conseguia marcar uma consulta com o dentista, Telma recebeu uma sugestão incomum: em vez de usar o telefone – e esperar pacientemente até a secretária encontrar um horário vago -, a amiga recomendou que ela usasse a internet.

Usar sites para marcar consultas – seja com médicos, dentistas ou outros profissionais da área de saúde – ainda não é comum no Brasil, mas sua utilização cresce rapidamente em países como os Estados Unidos. O paciente entra no site, procura um especialista, consulta os horários disponíveis e faz, ele mesmo, o agendamento. Depois, é só esperar pela confirmação por e-mail ou telefone.

O modelo bem-sucedido do americano ZocDoc tem sido a principal inspiração para o surgimento de negócios semelhantes no Brasil.
Do ponto de vista tecnológico, trata-se simplesmente de colocar a agenda do médico ou dentista no ambiente digital. A vantagem, para esses profissionais, é que, se um paciente desmarcar uma consulta, a informação será atualizada na web em tempo real, aumentando a chance de o espaço ser ocupado por outra pessoa. Para o paciente, principalmente os que têm pressa, a vantagem é óbvia: o sistema aumenta a possibilidade de que ele seja atendido mesmo marcando em cima da hora. Foi o que aconteceu com Telma, que em um único dia conseguiu marcar consulta e ser atendida.

Lançado oficialmente no começo do mês, o site Go2Doc é uma das páginas para marcação on-line de consultas criadas no Brasil. "O número de cancelamentos e os espaços que ficam vagos na agenda são queixas frequentes dos médicos", afirma Daniela Bouissou, médica e sócio-fundadora do site.
"A marcação on-line ajuda a resolver esse problema", diz.
O site tem cerca de 800 profissionais cadastrados em São Paulo. Por enquanto, o serviço ainda não é cobrado. A partir do segundo semestre, os profissionais terão de pagar uma taxa mensal – ainda não definida – para usar o site de agendamento on-line. De acordo com Daniela, o próximo passo é incluir médicos e dentistas de outras quatro cidades: Rio, Recife, Fortaleza e Belo Horizonte. A meta da companhia é ter 2,5 mil profissionais cadastrados até o fim de 2012.

O YepDoc é outro nome que engrossa a lista de sites de agendamento on-line lançados recentemente. "Tem muita gente fazendo isso porque há uma dificuldade para o médico se expor de uma maneira mais objetiva", afirma Paulo Piccini, fundador do site. De acordo com o executivo, o número de buscas em mecanismos de pesquisa na internet sobre profissionais de saúde chega a 5 milhões por mês no Brasil. "Há uma grande chance de a pessoa que está buscando [um profissional] agendar uma consulta", diz Piccini. No caso do YepDoc, criado há pouco mais de um mês, a taxa mensal paga pelo médico ou dentista varia de R$ 200 a R$ 250.

Mesmo sites que não surgiram com a proposta de ser um marcador de consultas estão se voltando para esse negócio. É o caso do Help Saúde, originalmente um buscador de profissionais da área da saúde. Hoje, a opção de marcação de consultas está em fase de testes, com 100 profissionais cadastrados. "O serviço de agendamento de consultas será lançado oficialmente em maio", afirma Gustavo Guida Reis, executivo-chefe e fundador do Help Saúde.

Ao contrário da maioria dos sites concorrentes, o modelo de negócios escolhido pelo Help Saúde é baseado em publicidade. "A audiência engajada [de pacientes e médicos] terá um valor publicitário importante para a indústria farmacêutica", diz Reis.

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