[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]
As proteínas têm um papel importante no corpo – são utilizadas para construir novas células, reparar as antigas, manter nossos músculos e ossos fortes e até ajudar a manter o corpo satisfeito entre as refeições.
É fundamental que as pessoas consumam proteínas de alta qualidade em quantidade suficiente, especialmente à medida que envelhecem para terem os aminoácidos necessários. As necessidades de proteína podem aumentar com a gravidez, atividades físicas, doenças e idade.
Adultos saudáveis precisam de cerca de 0,8 g de proteína por quilograma de peso corporal por dia, enquanto os mais velhos precisam de até 1,5 g por quilo de peso corporal por dia. Confira abaixo os principais mitos sobre as proteínas.
1 – Proteínas não são necessárias no café da manhã
Enquanto dormimos, o corpo está em jejum, ou seja, a proteína não está sendo entregue aos músculos, o que leva à degradação das proteínas corporais. Tomar café da manhã que inclua proteínas de alta qualidade é uma ótima maneira de repor o equilíbrio proteico dos músculos.
“Criar o hábito de comer queijo magro, iogurtes, ovos ou outros alimentos ricos em proteínas pode ser uma maneira fácil de aumentar a ingestão de nutrientes necessários pela manhã”, explica Patrícia Ruffo, nutricionista e Gerente Científico da Abbott Brasil.
2 – Pular refeições terá impacto na ingestão geral de proteínas
Embora a proteína esteja presente em diversos alimentos, pessoas mais velhas muitas vezes acabam não obtendo o suficiente em suas dietas. Para mudar essa situação, é preciso evitar pular refeições e priorizar proteínas ao se alimentar.
3 – Idade não importa quando se trata de necessidades proteicas
A perda muscular é natural do envelhecimento, o que pode prejudicar os níveis de força e energia.
4 – O nível de atividade não afeta as necessidades de proteína
Assim como a idade afeta as necessidades proteicas, o mesmo ocorre com a atividade física. Atletas ou aqueles que se exercitam com frequência podem precisar de duas vezes mais proteínas do que uma pessoa mais sedentária. Além disso, alimentar-se com um lanche rico em proteínas após o exercício pode ajudar a reparar qualquer dano muscular.
5 – Todas as proteínas são iguais
As proteínas são constituídas de blocos de construção chamados aminoácidos. Dos 20 aminoácidos existentes em proteínas alimentares, nove são essenciais. Além disso, a proteína pode ser considerada completa (que contém os nove aminoácidos) ou incompleta (precisa ser complementada).
Veja também: Especialista explica possíveis causas para aumento da queda de cabelo