Brasil tem mais de 1,2 mi de pessoas com Alzheimer e 100 mil novos casos por ano

Casos de Alzheimer devem crescer no Brasil
Foto: freepik
Casos de Alzheimer devem crescer no Brasil
Foto: freepik

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que destrói a memória. Segundo o Ministério da Saúde, 1,2 milhão de pessoas no Brasil sofrem com a doença e, a cada ano, são diagnosticados 100 mil novos casos. A doença afeta majoritariamente pessoas acima de 65 anos e, embora não possua cura, é possível estimular o cérebro e desacelerar os sintomas e as consequências.

Dados da Associação Internacional da Doença de Alzheimer (ADI) mostram que o número de pessoas com a doença pode chegar a 74,7 milhões em 2030 e a 131,5 milhões em 2050. Segundo a neuropsicopedagoga parceira do Super Cérebro, Renata Aguilar, o Alzheimer é uma doença que impacta a memória, a linguagem e a percepção do mundo, causando alterações no comportamento, personalidade e humor dos pacientes.

“O mal de Alzheimer é uma doença silenciosa, genética e ainda há muitos estudos sobre sua prevenção e as causas. Os pais ou avós do paciente já tiveram a doença e existem dados que apontam que os sinais podem aparecer 10 ou 15 anos antes do diagnóstico”, afirma.

O cérebro possui a neuroplasticidade, capacidade de se adaptar e modificar de acordo com as vivências e estímulos. Dessa forma, mesmo que a pessoa tenha a predisposição genética a desenvolver a doença, com estímulos cerebrais, leitura e atividades físicas e de raciocínio, é possível retardar os sintomas por um tempo maior.

A profissional garante que uma vez que o Alzheimer deu sinais, é preciso começar o uso de medicação sempre com acompanhamento médico, aliado aos estímulos.

Veja também: Especialista da Drogarias Pacheco revela o que fazer em caso de alergia a medicamentos

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.
×