Conheça as semelhanças entre síndrome de burnout e distúrbios do sono

Burnout e distúrbios do sono podem ter sintomas parecidos
Foto: freepik
Burnout e distúrbios do sono podem ter sintomas parecidos
Foto: freepik



Noites maldormidas, cansaço excessivo e fadiga são alguns dos sintomas do burnout, conhecida como síndrome de esgotamento mental. Esses sintomas são similares a alguns dos distúrbios do sono, como por exemplo a apneia, o que pode gerar confusão na identificação do problema.

“A síndrome de burnout é consequência de uma exaustão emocional que se manifesta com alterações do funcionamento físico e mental, tendo como causa maior o estresse intenso e prolongado no ambiente laboral que, frequentemente, produz sintomas como fadiga, labilidade emocional, irritabilidade, desânimo, alterações no sono, desinteresse e aversão ao trabalho”, explica Fábio Aurélio Costa Leite, psiquiatra com especialização em sono, dor e psiquiatria geriátrica.

Segundo ele, é importante diferenciar o burnout de alguns transtornos do sono, como a apneia obstrutiva, uma vez que compartilham manifestação clínica semelhante. É fundamental observar se o sono atrapalha o trabalho (apneia do sono) ou se o trabalho é que atrapalha o sono (burnout).

Apesar das semelhanças, a apneia é um distúrbio relacionado à piora da qualidade de vida e sono, além de problemas de saúde como hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares. Deve ser investigada e tratada nos casos moderados e graves. Em 2019, um estudo apontou que no Brasil o percentual de afetados pode chegar a 49,7%.

Alguns sinais que podem indicar a presença do distúrbio são: ronco, cansaço diurno constante, dificuldade de concentração, dores de cabeça matinais, humor depressivo, falta de energia, esquecimento ou hábito constante de acordar para ir ao banheiro.

Veja também: Mitos e verdades sobre dor em pacientes com lúpus

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.
×