Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Consumo de cigarro aumentou durante a pandemia

Consumo de cigarro cresce na pandemia
Close up of womans hand with cigarette in the street.

Cerca de 22 milhões de brasileiros fumam e, apesar de serem considerados grupo de risco para a Covid-19, 34% dos fumantes afirmaram que, durante a pandemia, a quantidade de cigarros consumidos diariamente aumentou. Os dados foram divulgados em pesquisa realizada pela Fiocruz.

Consequências do tabagismo

O farmacêutico Ismael de Oliveira, que atende na unidade básica de saúde Vera Cruz, gerenciada pelo Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM), avaliou a dificuldade dos participantes dos grupos de tabagismo de se manterem distantes do cigarro durante o isolamento social.

Estudos indicam que pessoas fumantes adoecem com uma frequência duas vezes maior do que as não fumantes. Além disso, o tabagismo – que já é considerado uma doença – está relacionado a pelo menos 50 patologias diferentes, como doenças cardiovasculares, úlceras do aparelho digestivo, osteoporoses, cataratas e diversos tipos de câncer. A cada ano, estima-se que, no Brasil, cerca de 157 mil pessoas morram precocemente em decorrência dessas doenças.

Tratamento

Segundo Ismael, um ano longe de cigarros é capaz de reduzir pela metade os riscos de, por exemplo, um ataque cardíaco: “O coração de um ex-fumante também pode se recuperar a longo prazo. Em 15 anos longe do cigarro, os riscos de sofrer um infarto do coração também passam a ser os mesmos de uma pessoa que nunca fumou”.

Existem grupos de apoio especializados e gratuitos para ajudar pessoas viciadas que desejam abandonar o cigarro, como o Programa Nacional de Cessação ao Tabaco, instituído pelo Ministério da Saúde na Atenção Básica em 2013.

Veja também: Anvisa aprova dupla imunoterapia para tratamento de câncer de pulmão

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.