Náuseas e enjoos da gestação: é possível evitar?

Náuseas e enjoos na gravidez
Foto: freepik
Náuseas e enjoos na gravidez
Foto: freepik

 

A gestação é um período de intensas mudanças no corpo feminino e as náuseas e vômitos da gravidez são comuns, podendo impactar na qualidade de vidas das mulheres. Estima-se que 70% a 85% das grávidas sofram com esses sintomas. A causa é imprecisa, mas está relacionada a hormônios placentários, dificuldades na adaptação evolutiva e até predisposição psicológica.

“Na forma leve comum de náuseas e vômitos na gravidez, a gestante mantém os sinais vitais, com exame físico e exames laboratoriais normais, e a gravidez tem seu curso normal. Já na condição mais grave (hiperêmese gravídica) ocorre perda de peso, acima de 5% do peso corporal pré-gestacional, desidratação e alterações de eletrólitos, e pode levar a gestante à hospitalização”, explica a obstetra e especialista Roseli Mieko Yamamoto Nomura.

Os fatores de risco para a condição mais grave incluem história de enjoo, enxaqueca, história familiar ou antecedente de hiperêmese gravídica na gestação anterior. A obstetra dá três dicas para amenizar os incômodos.

Invista em polivitamínicos: a prevenção é um aspecto importante do tratamento de náuseas e vômitos. Mulheres que utilizam polivitamínicos durante a gestação parecem ser menos propensas a necessitar de atendimento.

Fracione refeições: durante a gestação, recomenda-se que a dieta materna seja fracionada, em refeições pequenas e frequentes, a cada 1 ou 2 horas, para evitar o pleno enchimento do estômago. Deve-se evitar alimentos condimentados e gordurosos.

Use medicamentos quando o enjoo não passar: os anti-histamínicos de primeira geração são amplamente estudados para o tratamento de náuseas e enjoos. É importante consultar o médico antes de se medicar.

Veja também: Transtornos mentais podem afetar a saúde física e devem ser levados a sério

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.
×